Estudantes de Engenharia Mecânica produzem braço hidráulico

24 de abril de 2017

Acadêmicos da disciplina de Dinâmica de Máquinas do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo realizaram a apresentação de um braço hidráulico. A atividade aconteceu no início do mês de abril, e teve como objetivo desenvolver conhecimentos utilizando material reciclável e o princípio de Pascal como sistema físico.

O braço executa movimentos transferindo objetos de um ponto para outro, diminuindo o esforço humano através de cilindros hidráulicos. Com o desenvolvimento da maquete, segundo o professor Filipe Molinar, foi possível verificar com exatidão seu funcionamento e suas características, utilizando as chamadas seringas de injeção.

Para o professor, “o trabalho apresentado superou a expectativa, pois a introdução dos alunos no ambiente de projeto em atividades práticas é uma das formas de interagir com o contexto de vivência baseada em um ensino problematizado e contextualizado, buscando, reforçar a construção de um ensino que privilegie os aspectos metodológicos mais atuais de ensino, como interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade”.