Curso de Ciências Biológicas realiza visita técnica

3 de abril de 2017

Os estudantes de Bacharelado em Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo realizaram, neste sábado (1º), visita técnica em Santo Cristo. Eles conheceram o trabalho realizado na Granja Gerhardt que possui um sistema de tratamento de esterco de suínos.

A propriedade utiliza o esterco dos mais de 1500 animais para a geração de biogás. Além de utilizar energia para a própria propriedade, o sistema de tratamento também fornece energia para mais seis residências vizinhas. O lixiviado gerado é vendido para outros agricultores como biofertilizante.

Conforme conta o professor doutor Emitério da Rosa Neto, na visita os estudantes puderam acompanhar relatos das experiências dos proprietários na atividade, bem como os benefícios sociais e ambientais a partir do uso de biodigestores. “O aproveitamento do Biogás em propriedades rurais, está se tornando uma fonte alternativa de sustentabilidade em energia elétrica, onde os agricultores economizam e podem investir em outras atividades”, destaca o professor.

Ele ainda reforça que, no Brasil, são poucos os programas de incentivo, o que torna caro o investimento inicial, bem como de uma regulamentação da distribuição do excedente de energia gerada pela produção do Biogás no sistema nacional.

A atividade fez parte do programa da disciplina de Tratamento de Resíduos.