Acadêmicos do PIBID Ciências realizam coleta de lixo eletrônico

24 de outubro de 2013

Os bolsistas do PIBID Ciências, que desenvolvem atividades no Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, durante o 2º semestre, realizaram uma oficina intitulada “O Lixo Eletrônico”. A oficina foi realizada com as turmas de 8ª série e teve como objetivo mostrar aos alunos a composição do lixo eletrônico, as consequências para o meio ambiente dos materiais tóxicos que compõem esse tipo de lixo e como se realiza o descarte adequado.

Materiais como computadores, telefones celulares, baterias em geral, micro-ondas, televisores, entre outros, é uma pequena parte de todo lixo eletrônico presente no dia a dia.

Segundo a coordenadora do PIBID Ciências, professora Briseidy Marchesan Soares, “a manipulação e processamento desses materiais de forma incorreta e desprotegida contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos. Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático, e se queimados, liberam toxinas perigosas”, explica.

Para contribuir com o município de Santo Ângelo, o Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi fez a divulgação e recolhimento do material eletrônico da comunidade local durante o mês de setembro. Todo o lixo recolhido foi entregue oficialmente ao DEMAN para o descarte correto.

A professora acrescenta que além do recolhimento e encaminhamento do lixo eletrônico para o DEMAN, o alunos do PIBID participaram de diversas atividades, como palestras, vídeos explicativos, observação dos lixos eletrônicos e produção textual, visando à construção do conhecimento dos alunos para que esses possam atuar na sociedade como cidadãos.