Jornada de Minicursos da Engenharia Elétrica fortalece ensino de softwares

10 de março de 2017

O curso de Engenharia Elétrica da URI Santo Ângelo realizou, de 1 a 4 de março, sua I Jornada de Minicursos. Os acadêmicos das disciplinas de Análise de Sistemas de Energia, Geração de Energia, Proteção de Sistemas, Distribuição de Energia dos 7º e 8º semestres participaram de minicursos sobre o uso de softwares.

Conforme explica o professor doutor Nelson Knak Neto, um dos coordenadores do evento, a Jornada foi uma maneira de complementar a formação dentro das disciplinas, aplicando os conhecimentos utilizados no mercado. “Eles aprenderam sobre softwares de simulação na área de Engenharia Elétrica, para simulação de fluxo de potência, análises de sistemas com geração distribuída, análise de transitórios eletromagnéticos e análise de despachos de cargas”, explica. Os cursos foram ministrados pelo engenheiro Marco Antônio Ferreira Boaski e engenheiro Magdiel Schmitz, mestrandos do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

No curso, os estudantes tem acesso aos softwares OpenDSS e ATPDraw, de código aberto, que fizeram parte do aprendizado. Também foram apresentados os softwares Anarede e Flupot, que são utilizados pelas empresas do grupo Eletrobrás.

A URI possui convênio para que todos os softwares utilizados pelas empresas do grupo estejam disponíveis para uso em laboratório e instalação para todos os alunos. A versão acadêmica está disponível para os alunos do curso mediante solicitação.