Agronomia realiza viagem de estudos para Expodireto/Cotrijal

10 de março de 2017

O curso de Agronomia realizou, no dia 8 de março, viagem de estudos para a Expodireto/Cotrijal, a terceira maior feira de agronegócio do país. Os acadêmicos do 1º e 3º semestre do curso foram a Não-me-Toque acompanhados dos professores Vitor Cauduro Girardello e Carla Maria Eisele Duarte.

Conforme explica o professor Vitor, a visita teve como objetivo a busca de conhecimento técnico, como as novas tecnologias no mercado do agronegócio. “Nossos alunos puderam ter contato com empresas de fora e conhecer novos caminhos na área, além de participar de palestras, fóruns e visitação aos estandes das empresas participantes”, destaca.

O evento também marcou o lançamento de dois livros: “Projeto Aquarius – 17 anos de pioneirismo em Agricultura de Precisão no Sul do Brasil” e “Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul”, com participação do professor Vitor Cauduro.

No primeiro, de autoria de Telmo Jorge Carneiro Amado, o professor foi citado no texto do livro e homenageado durante o lançamento. O reconhecimento foi devido ao trabalho no Projeto, que participou durante o período de seu mestrado em Ciências do Solo e doutorado em Engenharia Agrícola, ambos pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

O livro Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul tem um capítulo assinado pelo professor, originário de sua tese de doutorado.  O texto trata sobre o Tráfego Controlado de Máquinas Agrícolas: “O objetivo é o controlar os locais de trânsito das máquinas dentro da lavoura, evitando assim a compactação ao acaso. Assim, você favorece o desenvolvimento das culturas nos locais livres de trânsito”, explica o professor Girardello. O mesmo conteúdo é trabalhado na disciplina de Agricultura de Precisão, no 9º semestre do curso. “É um dos únicos cursos do país que traz este conteúdo aos estudantes, como disciplina obrigatória. Procuramos inovar nesta área, trazendo o que é utilizado nas lavouras mais modernas do país”, salienta a coordenadora do curso de Agronomia, professora Giselda Aparecida Ghisleni.