Semana de Recepção aos Calouros teve presença da APAE na URI

23 de fevereiro de 2017

A Semana de Recepção aos Calouros/2017 da URI Santo Ângelo teve prosseguimento na noite de quarta-feira (22), quando os novos universitários, reunidos no auditório do prédio 13, ficaram sabendo o que é e como funciona a APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, por meio de palestra da diretora da Escola de Educação Especial Raio de Sol, Ângela Rodrigues Colla de Almeida.

Antes da palestra, um grupo de alunos da Escola Raio de Sol apresentou a dança contemporânea “Aldeia”.

Com 45 anos de história em Santo Ângelo, a APAE é uma organização filantrópica, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente deficiência intelectual e múltipla. No Brasil, a Rede Apae está presente em mais de dois mil municípios e atende 250 mil pessoas. Em Santo Ângelo, mantém mais de 300 atendimentos e um dos grandes objetivos é a inclusão social pelo mercado de trabalho.

Ângela revelou que, atualmente, mais de 40 pessoas com deficiência estão incluídas em Santo Ângelo e há mais ofertas de trabalho do que pessoas já preparadas para atuar. “Precisamos capacitar mais gente, e é importante entender que a Escola da Apae não é segregadora. Nós queremos que a pessoa com deficiência seja um cidadão de fato e de direito. Não basta ocupar apenas alguns espaços”.

A diretora da Escola Raio de Sol estimulou os calouros a pensarem em projetos e atividades de extensão a serem aplicados na Escola, colocando a instituição à disposição da URI.

Nas fotos, apresentação artística dos alunos da APAE, palestra da diretora Ângela e Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke fazendo a entrega de brindes aos alunos.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Recepção aos Calouros prossegue nesta quinta-feira (23) com show musical a ser realizado à noite no Ginásio de Esportes, com a banca Sherlock e a dupla Junior & William. Amanhã, a programação encerrará no auditório do prédio 13, onde os calouros receberão orientação sobre o funcionamento de diferentes setores da URI.