XX Jornadas Internacionais sobre Missões Jesuíticas – Santo Ângelo 2026

9 de julho de 2026

 

Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Santo Ângelo sediará um dos mais relevantes eventos acadêmicos do mundo: as XX Jornadas Internacionais sobre Missões Jesuíticas. Pela primeira vez organizado na Universidade Regional Integrada — URI, o evento reúne especialistas de diversos países para discutir a história, o patrimônio e a memória deixados pela ação da Companhia de Jesus nos territórios da América Colonial.

Realizadas bianualmente há 42 anos, as Jornadas circulam desde 1982 entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Peru. Surgidas como um espaço de reflexão sobre a atuação dos jesuítas junto aos indígenas Guarani, o evento se consolidou como um fórum global e interdisciplinar sobre os processos históricos resultantes da expansão das monarquias ibéricas, especialmente entre os séculos XVI e XVIII.

As Jornadas foram fundadas por Bartomeu Meliá (in memoriam), Erneldo Schallenberger, Ernesto Maeder (in memoriam) e Arno Alvarez Kern. Atualmente, a organização conta com um Comitê Científico internacional, responsável por avaliar e receber propostas de locais e instituições que pretendem sediar futuras edições.

Em 2026, as Jornadas se inserem nas comemorações dos 400 anos da chegada dos jesuítas no antigo tape. O tema geral desta edição será “História Pública, Patrimônio e Memória”, abordando as interfaces entre a produção histórica, a preservação patrimonial e a memória coletiva, com desdobramentos nos campos do Turismo e da Educação.

Serão cinco dias de atividades intensas, com apresentação de trabalhos acadêmicos, conferências e debates, reunindo pesquisadores e estudantes de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

Programação Completa

🔴 21/07 — Terça-feira

Horário Atividade Local

08h30 – 12h Inscrição URI Prédio 13

11h Cerimônia de Recepção URI Prédio 13

12h – 14h Intervalo Almoço —

14h – 16h30 Simpósios Temáticos I, II e III (parte I) URI

17h – 17h30 Intervalo —

18h – 20h Cerimônia de Abertura — Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio (R. Três de Outubro, 800) Centro Cultural

— Conferência Inaugural: A cosmopercepção indígena e o Decolonialismo — Prof. Dr. Álvaro Kaiowá (PUC-SP). Apresentador: Prof. Dr. Carlos D. Paz (PPGHis-UFMA / FAPEMA) Centro Cultural

20h Espetáculo Teatral —

Simpósios (14h–16h30):

Simpósio I: Materialidades visuais e sonoras: artes em espaços missionários jesuítas (ss. XVI a XIX), parte I

Simpósio II: A vida em redução e as novas sociabilidades: trabalho, alimentação, festas e celebrações, parte I

Simpósio III: Fronteira e reduções: espaços e territórios em disputa. Séculos XVI-XVIII, parte I

🔴 22/07 — Quarta-feira

Horário Atividade Local

08h30 – 12h Inscrição + Simpósios I, II, IV e VI (parte I) URI Prédio 13

12h – 14h Intervalo Almoço —

14h – 16h30 Simpósios III, IV, V e VI (parte II) URI Prédio 13

17h – 17h30 Intervalo —

18h – 20h Mesa Redonda: História Pública e Patrimônio URI Prédio 13

Mesa Redonda (18h–20h) — Palestrantes:

Dra. Ana Rodrigues (Museu das Missões – São Miguel/RS): As mudanças na política museal no Brasil

Dr. Darlan De Mamann Marchi (UFPEL): Um século de institucionalização do patrimônio missioneiro

Dra. Letícia Brandt Bauer (UFRGS): Diálogos possíveis entre História Pública e o patrimônio missioneiro

Apresentador/Debatedor: Dr. Amilcar Guidolim Vitor (IFSul – Santo Ângelo)

🔴 23/07 — Quinta-feira

Horário Atividade Local

08h30 – 12h Simpósios IV, V, VI e VII (partes I e II) URI Prédio 13

12h – 14h Intervalo Almoço —

14h – 16h30 Simpósios IV, VII e VIII (partes I e II) URI Prédio 13

17h – 17h30 Intervalo —

17h30 – 18h Apresentação de livros URI Prédio 13

18h – 19h30 Sessão Cinema Debate: Documentário inédito Tesouros e Subterrâneos das Missões (Prod. Carlos Galvão Krebs, 1986). Apresentação e debate: Artur Barcelos (PPGGeo – FURG) URI prédio 13

🔴 24/07 — Sexta-feira

Horário Atividade Local

08h30 – 12h Simpósios VII e VIII (partes II e III) URI Prédio 13

12h – 14h Intervalo Almoço —

14h – 15h30 Simpósios VII e VIII (partes III e IV) URI Prédio 13

15h30 – 16h Intervalo —

16h – 17h30 Mesa de Encerramento: Guaranis ontem, hoje e amanhã URI Prédio 13

Mesa de Encerramento (16h–17h30) — Palestrantes:

Dr. José Otávio Catafesto (LAE – UFRGS): Desde antes de Nheçu até depois de Sepé Tiaraju: a saga Guarani dentro e fora das Missões Jesuíticas

Cacique Vherá Poty (Intelectual Guarani): A força da espiritualidade guarani — a necessidade de um diálogo com passado e o futuro

Ariel Ortega (Cineasta Guarani): A reconstrução da Memória dos guarani a partir de imagens cinematográficas

Apresentadora/Debatedora: Doutoranda Bedati Aparecida Finokiet (UFFS)

18h30 — Evento Cultural: Orquestra San Angel Custódio – Barroco Missioneiro | Catedral de Santo Ângelo