23 de maio de 2016
O mau tempo registrado no domingo, 22, inviabilizou a festa programada em área aberta, mas não impediu o ato de inauguração da pista do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo.
O prefeito Luiz Valdir Andres recebeu lideranças e autoridades federais, estaduais e de municípios da Região, agradecendo ao governador José Ivo Sartori, ao Secretário dos Transportes Pedro Westphalen, às instituições de ensino e entidades de classe e ao esforço conjunto que uniu inclusive as Regiões das Missões, Planalto Médio e Grande Santa Rosa, para que o aeroporto, fechado desde 2010, seja novamente colocado em operação.
Ao manifestar-se, o deputado estadual Eduardo Loureiro igualmente agradeceu o empenho de deputados, prefeitos da Região, vereadores e entidades, lembrando que acompanhou a luta pela reabertura do Aeroporto desde 2010. “Foi uma construção coletiva, que uniu regiões, empresas, entidades, com 70% dos recursos da União e 30% do estado”.
Representando o governador Sartori no ato, o secretário estadual Pedro Westphalen registrou agradecimentos a deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, entidades e à imprensa, enaltecendo o fato de as regiões deixarem disputas de lado e se unirem “por algo que hoje é imprescindível para o desenvolvimento”.
Além da inauguração da pista do aeroporto, o secretário Westphalen fez a entrega das chaves de um novo caminhão de Bombeiros para Santo Ângelo.
Representante da Azul Linhas Aéreas Brasileiras relatou as ações da empresa no estado, afirmando que a partir da conclusão das obras no terminal de embarque, devem começar a operar em Santo Ângelo possivelmente no mês de setembro.
A URI Santo Ângelo marcou presença no ato, com seus Diretores Geral – Gilberto Pacheco, Acadêmico – Marcelo Stracke e Administrativa – Berenice Wbatuba, além de equipe de professores e acadêmicos, que se colocaram à disposição para serviços na área de saúde.