21 de julho de 2023
Na quinta-feira, dia 20, a 14ª CRE realizou sua Jornada Pedagógica de formação de professores das escolas estaduais de abrangência da coordenadoria. Participaram 950 professores de 37 escolas dos 11 municípios de abrangência da coordenadoria de educação.
Na parte da manhã, o tema “Leitura e Escrita: compromisso da Educação Básica” foi trabalhado pela professora Dinalva Agissé Alves de Souza, da URI Santo Ângelo. Na parte da tarde, a professora Ana Cecília Teixeira Gonçalves, da UFFS, trabalhou o tema “Leitura e Produção Textual: atividades constitutivas da consciência crítica e cidadã”.
Dinalva concentrou sua fala na importância de desenvolver nos alunos da educação básica a capacidade de leitura e escrita, enfatizando que isso é um compromisso de todos os professores e não apenas os de língua portuguesa. “Nós só vamos conseguir desenvolver essa habilidade do aluno quando todos assumirem esse compromisso”, disse ela.
A professora também falou sobre como fatores externos, como redes digitais e ilhas sociais, podem interferir na aprendizagem e tirar o tempo do estudante das atividades de sala de aula e estudo.
Ela sugeriu que é importante revitalizar as bibliotecas nas escolas com ações dentro da própria biblioteca e realizar atividades de escrita como diários de bordo, desafios literários, concursos contos, poesias e crônicas.
Dinalva também compartilhou dois casos reais que ela conhece, ou seja, pessoas que investiram e mudaram suas trajetórias de vida a partir dos conhecimentos adquiridos pela leitura e escrita junto à educação.
A coordenadora da 14ª CRE, Rosa Maria de Souza, classificou como importante essa parceria com a URI. “Fortalece o nosso trabalho e possibilita a atualização e aperfeiçoamento de nossos profissionais da educação. Além disso, favorece a integração e aproxima todos os segmentos da comunidade escolar da região de abrangência com a nossa Universidade”, disse ela.