URI | Santo Ângelo

URI PARTICIPOU DA MARATONA STARTUP WEEKEND

22 de novembro de 2022

 

A maratona de 54 horas imersão no empreendedorismo proporcionada pelo 2º Startup Weekend Santo Ângelo, trazendo o tema Smart Cities (Cidades Inteligentes) e tendo como diretrizes os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), teve como grande vencedor o projeto “Do Campo – Conectando o produtor rural com a cidade”, com foco na interação da agricultura familiar e das agroindústrias com o mercado e o público consumidor.

O evento ocorreu na sede da Acisa e é uma realização mundial da TechStar Global, com a promoção do Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Programa Inova Santo Ângelo, com apoio das instituições de ensino e da iniciativa privada, teve início na sexta-feira, 18, e encerrou na noite de domingo, com oito equipes, mais de 70 participantes, oito mentores e 15 organizadores.

O prefeito Jacques Barbosa esteve na abertura do 2º SW, destacando a política do Governo Municipal de estimular a criatividade e a inovação, alinhada ao desenvolvimento econômico das cidades.

A URI campus Santo Ângelo, participou ativamente do evento conquistando premiação através dos seus acadêmicos do Curso de Ciência da Computação, e colaboradores da Abase, empresa associada do TecnoURI Missões.

A banca julgadora que avaliou as startups desenvolvidas durante o fim de semana, esteve formada por Rodrigo Flores (analista de sistema, servidor público e vereador); Mauro Tschiedel (presidente da Acisa); Mariana Sasso (mentora de transição de carreira, comunicação e oratória, de Fortaleza – CE; Carlos Frees, CEO Smart Frees Cidades Inteligentes; e Rafael Jacques Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi; definiram como segundo colocado a startup “TelMed- agilizando os atendimentos de saúde com tecnologia”; e o terceira lugar, “Qual é a boa- divulgando os eventos da cidade num aplicativo”. A startup “Intercities – plataforma de desenvolvimento profissional”, recebeu menção honrosa.

Foram avaliados quesitos como a startup e a validação, execução do design, modelo de negócio e a contribuição para o conceito de cidade inteligente.

O SW tem como objetivo proporcionar o empreendedorismo em sua forma prática e fomentar ideias inovadoras, com soluções para os problemas da comunidade, em diferentes segmentos, com a possibilidade da criação de novos negócios.

AVALIAÇÃO

Na avaliação da coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Daniele Schneider, o 2º Startup Weekend foi pensado e organizado para convergir com o plano de inovação do município, tendo como foco o projeto Cidades Inteligentes e a manutenção de um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação. “Finalizamos esta segunda edição com muito sucesso, pois além de fortalecermos a cultura de inovação e empreendedorismo, conseguimos envolver os mais diferentes perfis de pessoas com o mesmo foco, e o resultado foram projetos incríveis para melhorar ainda mais nossas cidades e que terão continuidade através de suas premiações”, declarou.

Daniele também destacou os participantes ativos e engajados, de toda a região, o seleto time de mentores e o alto nível na condução dos seus projetos e condução dos trabalhadores pelo facilitador Lucas Bernardino. “Muito aprendizado, muito conhecimento partilhado, muito networking, muitas ideias e soluções para repensar nossas cidades de forma inteligente para as pessoas e com as pessoas”. A coordenadora do Inova santo Ângelo também agradeceu ao prefeito Jacques Barbosa por acreditar na inovação com potencializadora de resultados na gestão, aos organizadores, patrocinadores, embaixadores e apoiadores desta segunda edição do Startup Weekend.

MENTORES & ORGANIZADORES

Atuaram nesta segunda edição do SW, os organizadores Daniele Schneider; Andréia Moreira (Senac); Jorge Ciffuentes (Marktizze); Vinicius Bairros (Inova RS); Helenice Reis (Fasa); Rômulo Madri (TecnoURI); Eduardo Gonçalves (Exo Hub Mind7); Fernanda Terra (Zissan); e Greisse Ten Caten (Sebrae); e como mentores das equipes Ana Homem, Giana Ferreira, Carlos Oberdan Rolim, Germano Rosa, Viviane Obadowski, Milene Rostirolla; e Patrícia Garcia.