URI | Santo Ângelo

URI firma parceria com STARA para desenvolvimento de projeto conjunto

18 de março de 2022

 

Um encontro presencial na segunda-feira, 14, marcou o início de Projeto de Pesquisa entre a URI – Câmpus de Santo Ângelo, por meio do Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI/Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos – CADEPP Missões e a STARA S/A, unidade de Fundição da cidade de Carazinho/RS.

A pesquisa visa o desenvolvimento de viabilidade de aplicação da areia descartada de fundição (ADF) em produtos para a construção civil e para produção de materiais refratários.

O estudo está voltado para atender as etapas estabelecidas pela Diretriz 001/2010 da FEPAM, no intuito de determinar o melhor traço para incorporação da ADF em artefatos de cimento conforme cada aplicação, levando em conta a resistência à compressão, absorção de água e análises de possíveis efeitos de expansão, corrosão e eventuais reações ao longo do tempo.

Participaram da reunião os professores doutores Flávio Kieckow e Bóris Sokolovicz, bem como o bolsista Luis Eduardo Grings, o Engenheiro Químico Felipe Hannecker, Evandro Davi Bassani, Coordenador da Qualidade, Robson Mauricio de Almeida, da área de Custos e Gerenciamento de Projeto e Camila Perosa da Engenharia de Processo. O projeto terá duração de um ano.