21 de novembro de 2022
Desde a última semana, os cursos de Engenharia da URI Santo Ângelo estão promovendo o III Fórum Integrado de Tecnologia (FIT), com uma vasta programação de oficinas e palestras.
Na noite de segunda-feira (21), os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva.
O DNIT é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Infraestrutura, responsável por implementar a política de infraestrutura de transportes do país.
Durante a palestra, o superintendente destacou que o desenvolvimento de uma região está diretamente relacionado à estrutura que ela tem, e atribuiu aos engenheiros um protagonismo no crescimento do país.
Segundo Hiratan, a engenharia é que pode fazer do Brasil o tão sonhado País do Futuro. Nas palavras dele, são esses os profissionais que vão puxar o progresso.
Durante a fala aos estudantes e professores, o superintendente apresentou um panorama dos transportes no Brasil, e trouxe o dado de que o país tem hoje a 4ª maior malha de rodovias do mundo, com cerca de 1,7 milhões de quilômetros.
Hiratan também explicou que 60% das cargas do país passam por rodovias. Ele ainda comentou que a malha ferroviária brasileira é a mesma há cerca de 100 anos e que o potencial das hidrovias brasileiras está aquém do que deveria.
O III Fórum Integrado de Tecnologia (FIT) termina nesta terça-feira (22).