21 de junho de 2016
Foi realizada na quinta-feira, 16, a sexta edição do projeto Engenhocas, do curso de Engenharia Mecânica.
O evento reúne protótipos de veículos sem motores ou mecanismos de tração, tripulados por uma pessoa, o piloto. São construídos com a finalidade de corrida ou de recreação, ao descer declives acentuados. Os veículos foram projetados e construídos pelos alunos do primeiro semestre de engenharia mecânica, na disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Filipe Molinar.
O objetivo do projeto é desafiar os alunos da Engenharia Mecânica a construir o protótipo e a competir com ele, motivando-os no curso e desenvolvendo habilidades e competências na formação acadêmica.
Antes da corrida, os universitários fizeram apresentação teórica e os veículos foram examinados por uma equipe de jurados constituída por alunos da engenharia e membros do projeto URIBAJA. Os projetos foram avaliados quanto à criatividade e desing, sustentabilidade, conforto, acabamento, sistema de direção, sistema de freio e segurança. Entre os avaliadores, esteve o egresso de Engenharia Mecânica, Felipe Zorzo.
A corrida ocorreu a partir das 9h, onde os competidores desceram o declive de 200m do acesso secundário da URI. Além da competição, também houve almoço de confraternização, integrando os estudantes, colaboradores e patrocinadores.