9 de outubro de 2017
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI, Campus Santo Ângelo, teve ativa participação no II Congresso Relações Internacionais, Direito e Poder: Atores Globais e a Construção do Paradigma da Paz, realizado nos dias 3, 4 e 5 de outubro pelo Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, SC.
O evento contou com a participação de mais de uma dezena de renomados especialistas de sete universidades públicas e privadas dos quatro estados do sul do Brasil. Três dos palestrantes são professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado e do Curso de Graduação em Direito da URI.
O professor doutor Gilmar Antônio Bedin falou na abertura do Congresso, sobre Estado de Direito e Relações Internacionais: É Possível o Direito Substituir o Poder na Sociedade Internacional? No dia seguinte, quarta-feira, às 19hs, foi a vez do professor doutor José Francisco Dias da Costa Lyra discorrer sobre A Sobrecriminalização ou a Tendência de Governar pelo Crime e a Produção de Castigos Injustos: os Excessos do Farmakon Direito Penal da Modernidade; e do professor doutor Florisbal de Souza Del´Olmo tecer Reflexões sobre o Protagonismo da América Latina no Século XXI.
Os professores Del´Olmo e Lyra, que são os líderes do Grupo de Pesquisa CNPq Tutela dos Direitos e sua Efetividade, foram ainda membros avaliadores dos Grupos de Trabalho.