URI | Santo Ângelo

Professor da URI tem artigo publicado em livro na Inglaterra

3 de dezembro de 2021

O professor doutor Rodrigo Madalóz, do curso de Educação Física da URI Santo Ângelo, participou em 2019, do evento “International Art Therapy Practice/Research”, realizado na Queen Mary University of London.

Na companhia das professoras Graciela Ormezzano e Franciele Gallina, Madalóz apresentou o artigo “A arteterapia e as danças circulares sagradas – uma política de práticas integrativas no Brasil”, fazendo um panorama de como estas práticas acontecem no SUS, no Brasil.

Graciela e Franciele são professoras no curso de Arteterapia, na Universidade de Passo Fundo.

O artigo comunicado no referente evento, foi então publicado em livro editado pela Cambridge Scholars Publishing.

Madalóz explica que “a Arteterapia foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) por meio da Portaria n° 849/2017, visando implementar mecanismos naturais para promoção, prevenção e recuperação da saúde. A Arteterapia é uma prática que se utiliza de técnicas expressivas, como desenho, pintura, modelagem, colagem, música entre outras, visando proporcionar ao participante o autoconhecimento e a convivência social. É um recurso terapêutico capaz de trabalhar o universo interno e externo de cada ser humano, utilizando técnicas artísticas como forma de expressão dos sentimentos, buscando por meio do processo criativo, a externalização de seus conflitos internos, como medos e traumas e assim, ressignificá-los, reduzindo os níveis de ansiedade e consequentemente proporcionando maior sensação de bem-estar”.