PPGDIREITO DA URI COMPLETA OITO ANOS DE ATUAÇÃO

12 de junho de 2024

 

No último domingo, 9 de junho de 2024, o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) da URI, campus de Santo Ângelo, celebrou oito anos de atuação.

A proposta de abertura do curso, encaminhada em 2015, foi homologada pela CAPES/MEC em 9 de junho de 2016, na Plataforma Sucupira, ferramenta do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A primeira turma do Doutorado em Direito iniciou suas atividades em março de 2017.

O PPGDireito URI foi criado em 2006, com a implementação de sua primeira turma do curso de Mestrado. Avaliado com nota 4 pela CAPES na avaliação quadrienal 2017-2020, o programa foi projetado para se tornar um centro de excelência na área do ensino e da pesquisa em Direito.

Para isso, conta com uma estrutura acadêmica e administrativa robusta, recursos de informática, um acervo bibliográfico qualificado e atualizado, além de áreas reservadas para estudos e pesquisas individuais e em grupos. A equipe docente é composta por renomados professores pesquisadores com forte influência na teoria inovadora do Direito contemporâneo. O programa também abriga a Cátedra Luis Alberto Warat, que inclui todo o acervo cultural e bibliográfico do renomado pensador argentino-brasileiro.

O PPGDireito URI se destaca como um espaço qualificado de altos estudos e uma conquista regional comunitária, com o objetivo de contribuir para a inovação da ciência do Direito e sua inserção no cotidiano das práticas sociais.

O Mestrado e Doutorado em Direito da URI articulam-se em torno de duas linhas de pesquisa: Direito e Multiculturalismo e Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos. Essas linhas de pesquisa representam o que há de mais avançado na pesquisa do Direito, visando atender a uma sociedade complexa e multicultural. Por meio dessas linhas, o programa integra um circuito mundial de pesquisas avançadas na área de Direito.

Atualmente, o programa conta com a 18ª turma de Mestrado e a 8ª turma de Doutorado em Direito, além da 1ª turma de Mestrado em Direito MINTER, em parceria com o IBG – Rondonópolis, em Mato Grosso, que iniciou suas atividades em 2021. O programa já formou mais de 250 egressos, dos quais 26 são doutores.