Novo currículo da graduação em Direito inclui projetos de extensão

30 de maio de 2022

 

O curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo iniciou em 2021 o novo currículo acadêmico, voltado para o protagonismo do estudante e com metodologias ativas, disciplinas práticas desde o 1º semestre, além de ter inserido a extensão como componente curricular de sua grade. Assim, no 1º semestre de 2022, realizou-se o componente curricular de Direitos Humanos e Cidadania, com a inovação de ser voltado para as práticas de extensão, aproximando a universidade da comunidade, aliando ensino, pesquisa e extensão na vivência dos estudantes.

A disciplina foi ministrada pela professora doutora Luthianne Perin Ferreira Lunardi e possibilitou o desenvolvimento de treze projetos envolvendo os acadêmicos do 3º semestre. As temáticas abordaram diversos assuntos, como adolescente infrator e as medidas socioeducativas, crianças acolhidas, indígenas, sistema prisional, vacinação, abandono de imóvel público, violência contra a mulher, direitos dos animais e crimes federais.

As ações foram desenvolvidas em parceria com entidades de Santo Ângelo, como CEDEDICA, Lar Martinho Lutero, CASE, ASPA Santo Ângelo, Lar da Velhice Izabel Oliveira Rodrigues, Polícia Federal, e de outras cidades da região: Cerro Largo (Presídio Estadual e Secretaria da Saúde), Porto Xavier (casa de passagem), Entre-Ijuís (Delegacia da Mulher) e São Miguel das Missões (aldeia indígena Tekoa Ko´enju). Além das ações junto à comunidade, os estudantes arrecadaram mantimentos para auxiliar as instituições, dentre eles destacam-se itens de higiene pessoal, produtos não perecíveis, materiais de limpeza e livros para o projeto de leitura como remição da pena.

Destaca-se que houve um grande engajamento por parte dos acadêmicos, uma vez que tiveram total autonomia para a escolha do tema, buscando uma demanda na comunidade em que vivem, e procurando uma solução ou auxílio para modificar a situação existente.

Esse é o objetivo da disciplina de Direitos Humanos e Cidadania com a curricularização da extensão, bem como uma das características do curso de Direito da URI Santo Ângelo: formar cidadãos sensíveis, humanos e aptos a verificarem as fragilidades da comunidade e conseguirem contribuir para uma melhoria nessa condição, interagindo com todos os setores da sociedade por  meio do seu curso de graduação.