26 de junho de 2025
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (25) o Edital nº 7/2024, que altera o cronograma do processo seletivo para autorização de novos cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos. As mudanças no edital anterior (nº 1 de 4 de outubro de 2023) impactam principalmente as datas de divulgação dos resultados preliminares e finais.
Com a publicação do novo edital, a data para a divulgação do resultado preliminar das propostas, que seria nesta sexta-feira, 26 de junho, foi prorrogada para 10 de outubro de 2025. Da mesma forma, a divulgação do resultado final e homologação das instituições selecionadas, prevista inicialmente para 29 de agosto de 2025, será realizada apenas em 30 de março de 2026.
Segundo o MEC, nenhum outro aspecto do edital foi alterado. As condições e requisitos para participação continuam os mesmos, assegurando a regularidade do processo de seleção.
No Rio Grande do Sul, 11 regiões competem pelas quatro indicações disponíveis para a abertura de novos cursos de Medicina. Nove dessas regiões continuam sendo consideradas preferenciais, totalizando, até o momento, 19 instituições habilitadas para participarem da seleção.
A URI Campus Santo Ângelo está entre as candidatas mais destacadas no cenário estadual. A instituição já cumpriu todos os requisitos estabelecidos pelo edital original, conforme ressaltou a Diretora-Geral, Drª Berenice Rossner Wbatuba. Apesar de lamentar a extensão dos prazos, ela destacou que Santo Ângelo e a região das Missões estão em posição favorável para acolher o curso de Medicina, o que poderá impulsionar a educação e o sistema de saúde local.