4 de dezembro de 2024
Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, a Fundação e a Universidade Regional Integrada (FuRI/URI) recebeu a visita do Promotor de Justiça, Dr. Hélder Müller Estivalete, acompanhado por seu secretário, Leonardo Salapata, para a inspeção anual das atividades institucionais. O encontro teve como objetivo a entrega e avaliação de documentos essenciais para o relatório anual do Ministério Público/Procuradoria de Fundações.
Durante a inspeção, a direção da FuRI/URI apresentou uma vasta gama de documentações, incluindo o orçamento para o exercício financeiro de 2025, dados sobre inadimplência e endividamento bancário detalhados por unidade, além de informações sobre projetos e convênios em andamento. A inspeção também abrangeu os números totais das unidades e das escolas mantidas pela instituição, detalhando a composição do corpo docente por titulação, pessoal técnico-administrativo, corpo discente, além de todas as bolsas oferecidas como Prouni, FIES e o financiamento próprio CREDIURI. Adicionalmente, foram discutidos o Balanço Social e o Relatório de Atividades atuais.
O Promotor de Justiça, Dr. Estivalete, ao avaliar a documentação e as práticas institucionais, destacou no último relatório de inspeção a transparência e a responsabilidade da FuRI/URI em suas ações e na prestação de contas anual. Ressaltou que a instituição continua a desempenhar com excelência suas finalidades, com ações sociais que favorecem amplamente os interesses da comunidade local.
A inspeção contou com a participação das principais lideranças da FuRI/URI, incluindo a Presidente, professora Janete Rosa Martins, a Diretora-Geral professora Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, o Diretor Administrativo, professor Gilberto Pacheco, o Diretor Acadêmico, professor Carlos Augusto Fogliarini Lemos, e o Secretário da FuRI, Valter Nunes Vargas.
Este compromisso contínuo com a transparência e o desenvolvimento comunitário reafirma o papel essencial da FuRI/URI como uma instituição comprometida com a excelência educacional e o bem-estar social, garantindo que suas ações estejam sempre alinhadas com os interesses comunitários e regulatórios.