URI | Santo Ângelo

Inovação Empresa Júnior apresenta relatório de atividades

17 de dezembro de 2015

A Inovação Empresa Júnior, formada por acadêmicos da URI Santo Ângelo, apresentou nesta semana o relatório de atividades desenvolvidas em 2015. O documento relaciona os projetos em que a Empresa Júnior atuou, tendo como objetivo possibilitar experiências da prática da profissão aos acadêmicos.

Entre as ações desempenhadas pela Empresa Júnior, estão atividades de ação social, como donativos para o Lar do Menino, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Lar do Idoso. Foram arrecadados alimentos, roupas, roupas de cama, mesa banho e calçados.

A empresa-júnior também participou de reuniões e atividades voltadas à consultoria para diversas empresas da cidade e da região. Entre os eventos, destaca-se a participação da Inovação no Descubra a Universidade, Conexão URI, SIIC – Seminário Institucional de Iniciação Científica.

Na Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e o II CIGECO – Congresso Internacional de Gestão Estratégica e Controladoria das Organizações.

Durante este evento representantes da Inovação Jr. fizeram-se presentes por meio da apresentação de artigos científicos: Alessandra Borchartt Vieira Domingues (Administração), Grace Holtz Scremin (Ciências Contábeis), professor Rafael Fasolo e professora doutora Neusa Maria da Costa Gonçalves Salla, que apresentaram seus respectivos artigos: “A Contribuição das Empresas Juniores para o Empreendedorismo Regional” na modalidade pôster e “Avaliação nas Dimensões Econômico Financeiro Ambiental e Social das Empresas Integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA” na modalidade plenária.

Ainda, foram desenvolvidos os projetos “ “Banco de Talentos”, com banco de dados com informações sobre os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, bem como dos egressos de ambos os cursos, que servirá como fonte de informação e suporte para outros projetos, consultas diversas e colocação no mercado de trabalho. Projeto “Egressos” que busca realizar um estudo sobre o perfil e a condição atual (acadêmica e profissional) dos egressos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI Campus de Santo Ângelo. “Inovação Junior” que visa avaliar a participação e a importância de uma Empresa Junior sobre as ações que possam promover a integração entre a Universidade e a Comunidade. Também o projeto de Criação do Núcleo de Empresas Juniores dos Campi da URI (NEJ-URI), que visa criar um Núcleo das Empresas Juniores dos Campi da URI (NEJ-URI), que trabalhará em prol do fortalecimento do movimento Empresa Junior na Universidade, buscando promover a integração e troca de informações efetivas entre as Empresas Juniores.

A Empresa Júnior mantém atualizado um blog contendo assuntos acadêmicos, noticias diversas, playlist de músicas, vídeos variados, previsão do tempo atualizada, dentre outros serviço e divulga os trabalhos também no Facebook.

Para 2016 está prevista a continuidade dos projetos, bem como a possibilidade de oferta de cursos de extensão, voltados para suprir necessidades de conhecimentos complementares da comunidade acadêmica e em geral.

A equipe da Inovação Junior é composta pelos acadêmicos: Daiana da Silva, do curso de Administração, Daniani da Rocha, do curso de Administração, Guilherme Maya, do curso de Administração, Nei Augusto Nunes, do curso de Administração, Cristieli da Silva, do curso de Direito, Caroline Martins, do curso de Direito, Lizandra  Francisquina, do curso de Direito, Diana Burin, do curso de Arquitetura, Lana Carvalho, do curso de Arquitetura e pelas técnicas-administrativas Alessandra Borchartt Vieira Domingues e Grace Kelly Holtz Scremin. A coordenação é do professor mestre Rafael Fasolo.