INÍCIO DO ANO LETIVO E FORMAÇÃO CONTINUADA

24 de fevereiro de 2023

 

O início de um novo ano de atividades letivas, continua a ser, um marco importante na vida de todos que fazem parte da comunidade acadêmica da URI Santo Ângelo.

Na sexta-feira à tarde, professores, coordenadores de cursos, técnicos administrativos e de apoio, mais a Direção Geral, Direção Acadêmica e Direção Administrativa, reuniram-se no salão de atos, para o início do ano letivo e formação continuada.

A Diretora-Geral Berenice Wbatuba, deu boas-vindas a todos, afirmando que a URI é uma universidade comunitária, com um modelo pedagógico que valoriza o desenvolvimento e crescimento intelectual e académico, através de práticas pedagógicas modernas dentro do perfil e necessidades dos estudantes.

“Cada ano letivo cria novas expectativas e estamos preparados para isso, ou seja, vamos impactar a vida das pessoas pelo conhecimento, uma tarefa coletiva de todo o campus. Com um espírito resiliente e inovador, desejo um ótimo início de ano letivo e boa jornada a todos”, finalizou a Diretora-Geral.

O Diretor Acadêmico, Carlos Augusto Lemos, reforçou o início das aulas na segunda-feira, dia 27. Os alunos calouros e veteranos, serão acolhidos em seis ambientes diferentes junto aos prédios do campus.

A recepção será com música acústica, envolvendo professores, técnicos administrativos e acadêmicos. Na sequência, os calouros irão se deslocar até o ginásio de esportes, onde acontece pronunciamento da direção e dinâmica de grupo, enaltecendo o sistema cooperativo e a diversidade existente entre os diversos cursos da Universidade.

Na atividade de formação continuada, o Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Arnaldo Nogaro, de maneira virtual, palestrou sobre – Educação Superior: saberes, práticas e tendências.

O Reitor, provocou reflexões sobre o que significa formar pessoas?;  o que isto envolve? e o que significa atuar num espaço de formação como a Universidade?

Arnaldo Nogaro, ressaltou a necessidade de conectar cada vez mais o ensino da Universidade com o mercado de trabalho e com a vida prática, ou seja, aprender fazendo.

Por fim, desejou um bom ano letivo a todos, mencionando que na URI, o propósito é: “Para entender o mundo é preciso ter uma mente complexa”.

Já o Diretor Administrativo, Gilberto Pacheco, concluiu a fala dos diretores, mencionando os desafios econômicos do Brasil, do Rio Grande do Sul e da região das Missões. Reforçou a responsabilidade e o entusiasmo dos professores e técnicos administrativos, desejando um excelente ano letivo.

No encerramento, os professores do curso de Psicologia, Lizete Dieguez Piber e João Vicente Alcantara, falaram sobre os desejos dos Pós-adolescentes, e a necessidade, da criação de laços entre o grupo acadêmico da URI Santo Ângelo.

Reforçaram a ideia de que para criarmos laços, é necessário a atenção, o afeto, a honestidade, a compreensão, a dedicação, o diálogo e a colaboração. No final, todo o grupo URI Santo Ângelo, dançou abraçado, uma música da cultura indígena Guarani, primitivos da terra missioneira.