URI | Santo Ângelo

Estudantes de Engenharia Mecânica produzem braço hidráulico

24 de abril de 2017

Acadêmicos da disciplina de Dinâmica de Máquinas do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo realizaram a apresentação de um braço hidráulico. A atividade aconteceu no início do mês de abril, e teve como objetivo desenvolver conhecimentos utilizando material reciclável e o princípio de Pascal como sistema físico.

O braço executa movimentos transferindo objetos de um ponto para outro, diminuindo o esforço humano através de cilindros hidráulicos. Com o desenvolvimento da maquete, segundo o professor Filipe Molinar, foi possível verificar com exatidão seu funcionamento e suas características, utilizando as chamadas seringas de injeção.

Para o professor, “o trabalho apresentado superou a expectativa, pois a introdução dos alunos no ambiente de projeto em atividades práticas é uma das formas de interagir com o contexto de vivência baseada em um ensino problematizado e contextualizado, buscando, reforçar a construção de um ensino que privilegie os aspectos metodológicos mais atuais de ensino, como interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade”.