8 de agosto de 2017
Estudantes do 10º semestre de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo realizaram em julho, viagem de estudos da disciplina de Pontes e Grandes Estruturas, sob a coordenação do professor Denizard Batista de Freitas, com organização a cargo dos estudantes Daniana Pompeo e Luciano Cielo.
No dia 21, foram visitadas as pontes sobre os rios Ijuí, na ERS 344, Conceição na BR 285, Lajeado Grande, Goio, em Chapecó e, ao entardecer, chegou-se em Pinhalzinho, onde pernoitaram.
No dia 22 iniciou-se a visita à empresa Ceraçá (SC), onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre elementos pré-fabricados para a construção civil, assim como observar o processo de pré-fabricação de uma laje alveolar.
Após a visita técnica, os alunos foram conduzidos ao município de Saudades, onde fica um dos estabelecimentos da empresa e lá assistiram palestra conduzida pelo engenheiro responsável e por dois engenheiros egressos da URI. A empresa recebeu muito bem os alunos e a visita foi de alto proveito.
A empresa catarinense Ceraçá, que atua nas áreas de soluções para energia e construção, distribuição de energia; comércio e serviços, recebe estudantes da URI Santo Ângelo todos os anos, para fins de estágio, sendo que muitos acabam contratados como profissionais. A direção da empresa observou que os engenheiros oriundos da URI se destacam pela excelente base de conhecimentos e consequente desempenho nas atividades. Como egressos, trabalham hoje na Ceraçá, Alexandre Maus – engenheiro sênior coordenador de projetos; Ana Paula Grass – setor de projetos; Jardel Ricco – setor de obras; Bibiane Batista da Silva – setor de apoio a projetos e orçamento; Juliano Kolankiewicz – engenheiro sênior, radicado em Pinhalzinho e que começou a atuar a partir de estágio curricular.
No início da tarde do dia 22, a turma realizou a última visita da viagem de estudos, no município de Iraí, onde pode observar a ponte sobre o Rio Uruguai. Na sequência retornaram a Santo Ângelo, trazendo na bagagem conhecimentos que levarão para sua vida profissional.