1 de setembro de 2022
O curso de Enfermagem, em parceria com a Rebraensp Núcleo Missões, realiza o III Simpósio de Sepse no dia 12 de setembro às 9 horas. O formato será on-line, com transmissão pelo canal do youtube da URI Santo Ângelo.
SEPSE, é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.
O simpósio vai proporcionar aos acadêmicos e demais profissionais de saúde, informações dessa temática, com o objetivo de que ocorram mudanças na realidade da sepse no Brasil. A programação traz as atualidades da sepse, controvérsias e avanços.
A professora Kelly Cristina Meller Sangoi, informa que esta é a 3ª edição do simpósio organizado pela disciplina de Enfermagem no Cuidado a Pacientes de Risco I, juntamente com os acadêmicos do 8º semestre.
Segunda ela, a sepse é a principal causa de mortalidade em UTIs gerais, e permeia a prática não somente de profissionais intensivistas, mas de todas as especialidades que prestam cuidados ao paciente com ou sob risco de infecção.
Dada a relevância do tema e o Dia Mundial de Prevenção da Sepse, que acontece em 13 de setembro, o III Simpósio acontece para atualizar e debater sobre o tema.
A palestrante é a enfermeira intensivista, Renata Pietro, atual orientadora no Mestrado Profissional do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo,Iamspe.
Renata, também se destaca como presidente do Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, membro-fundador da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva, embaixador da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Críticos e ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo.