27 de outubro de 2016
O curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo promoveu, no dia 20 de outubro, palestra com juiz do trabalho de Maceió, em Alagoas. O juiz Hamilton Malheiros falou com estudantes e professores sobre seu livro “O Paraíso de Cada Um”.
O livro tem como protagonista o juiz Jonas Medeiros, um juiz do trabalho que se depara, ao longo de sua vida, com pessoas que o influenciam, à medida que se preocupa com os efeitos que suas decisões causam. A obra é indicada na disciplina de Hermenêutica Jurídica, ministrada pela professora Luciana Correa.
O juiz Hamilton relatou vários casos e conversou sobre seus personagens, explicando que a obra foi baseada em casos reais, mas com nomes alterados e histórias romanceadas. O autor também ressaltou a importância da vocação para a magistratura, que, para ele, inicialmente embevece a todos pelo resultado econômico, pela vitaliciedade, mas que deve ser vista com responsabilidade, pois decidir a vida dos outros exige comprometimento com os efeitos que a decisão vai causa, com o impacto que ela vai causar a todos os envolvidos.
Conforme o juiz, a lei não tem resposta para tudo, não há como enquadrar fatos na norma, pois os fatos acontecem primeiro. Por isso, para ele, é preciso prestar atenção aos fatos e equacioná-los atentando aos princípios, pois a lei, pura e simples, não dá todas as respostas para resolver os fatos.