CURSO DE PSICOLOGIA E O SEU COMPROMISSO SOCIAL E COMUNITÁRIO

26 de agosto de 2022

 

O Dia do Psicólogo é comemorado neste sábado dia 27 de agosto no Brasil, porque nessa data, em 1962, foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia.

A URI campus Santo Ângelo, há 28 anos vem formando profissionais na área, caracterizando-se como uma referência na comunidade regional.

O profissional da Psicologia atua em diferentes campos, seja na saúde, na educação, no lazer, trabalho, na segurança, na justiça, na comunidade e na comunicação.

A coordenadora do curso na URI, professora Giana Brum Vendrusculo, enfatiza que o psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. “É o responsável pelo auxílio da boa saúde psicológica do indivíduo”.

Além disso, cabe ao psicólogo estudar, pesquisar, avaliar o desenvolvimento emocional, os processos mentais e sociais das pessoas, grupos e instituições.

A coordenadora lembra que entre os locais que o profissional da Psicologia atua, constam hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente e varas de família.

A formação desse profissional na URI Santo Ângelo é generalista, sendo cada vez mais reconhecido pela sua atuação na área clínica e junto a equipes multiprofissionais.

“O que nos enche de orgulho é que sabemos o nível e a qualidade do profissional que colocaremos no mercado de trabalho, ou seja, um psicólogo sério, com comprometimento ético e com ampla formação dentro das técnicas cientificas”, diz Giana Vendrusculo.

Outro aspecto positivo levantado por ela, é que o profissional já sai da Universidade empregado, pois a busca pelo mercado inicia ainda no estágio acadêmico, consolidando-se com a efetivação no emprego.

 

7 MIL ATENDIMENTOS SOCIAIS

O curso de Psicologia da URI, possui um amplo envolvimento tanto com a comunidade santo-angelense quanto com a comunidade regional, através do atendimento da psicoterapia.

Os laboratórios de formação acadêmica, possibilitam e disponibilizam a transposição do aluno da teoria para a prática.

Até este mês de agosto, um total de 7 mil pessoas da comunidade, desde crianças até idosos, foram atendidos na clínica de psicologia da URI. Em média, cada paciente participa de até 20 sessões.

Além disso, os pacientes são igualmente atendidos no laboratório da Sala de Grupos, a qual prevê atendimento coletivo através da técnica grupal.

Já o laboratório da Sala de Gesell (espelho), utiliza o método que minimiza a influência do observador no desenvolvimento da situação observada.

Na clínica de psicologia, 8 salas estão à disposição da comunidade com atendimentos diários das 13h30 até às 22 horas. O serviço é prestado pelos estudantes do 7º semestre, tendo a completa supervisão de um professor.

A forte demanda do serviço é oriunda dos mais variados setores da sociedade como os CAPs municipais, Poder Judiciário, CASE, Conselho Tutelar, ESFs e dos próprios profissionais médicos.