COMEÇA COLHEITA DA ÁREA DE EXPERIMENTOS DE AGRONOMIA

5 de abril de 2023

 

Nesta semana foi realizada a colheita mecanizada da cultura da soja, junto à Área de Produção de Altas Tecnologias-2, do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo.

Nesta área foram semeadas diversas parcelas de experimentos com sementes de soja, por meio da parceria com empresas, ligadas ao setor primário, envolvendo alunos de agronomia e os ensaios de pesquisa e desenvolvimento realizados pelos professores Marcelo Gripa Madalosso, Juliano Farias e Roberto Neto.

Para a colheita foi utilizada uma máquina de fabricação austríaca, de propriedade da empresa 3 Tentos, que possui parceria com a Universidade no fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Conforme a coordenadora do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, Giselda Guisleni, essa minicolheitadeira, corta 3 linhas de soja pelo espaço da parcela.

Totalmente automatizada e controlada por GPS, possibilita o incremento das atividades de pesquisa na área, pois, ao colher o grão, o equipamento já especifica o seu peso e umidade.

Sobre a colheitadeira de parcelas, Madalosso observa que é um equipamento bastante versátil, que contribui para a agilização da colheita e dando precisão aos dados colhidos, destacando que até agora esse trabalho de colheita das parcelas era realizado de forma manual, o que, em certas situações, dependendo das condições do tempo, podia até comprometer os resultados da pesquisa.

A máquina, possui um sistema modular, pode ser adaptada a variadas condições de colheita, das mais diversas culturas, como trigo, cevada, triticale, aveia, feijão e soja.

“É o equipamento apropriado para essa tarefa, de fazer a colheita de pequenas áreas e quantidades reduzidas, com economia de tempo e recursos, além da precisão nos dados”, comenta o professor Marcelo Madalosso.