25 de junho de 2024
No dia 21 de junho de 2024, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática – Programa Professor do Amanhã participaram de uma palestra ministrada por Mônica Franciele Lucca Bortolato, professora da rede pública estadual e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico.
O tema abordado foi “Cultura e organização escolar”. Esta atividade é parte integrante da disciplina Prática de Ensino da Matemática I. A palestra teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma compreensão das condições de funcionamento das escolas e de sua cultura organizacional antes de iniciarem suas atividades de observação nos espaços escolares.
Com isso, buscou-se identificar como esses fatores podem influenciar o ambiente educativo e o processo de ensino e aprendizagem.
Conforme a coordenadora do curso de Matemática, Rosângela Ferreira Prestes, o diálogo com especialistas da área, visa desenvolver habilidades como o pensamento crítico e investigativo, essenciais para os futuros professores de matemática.
O Programa Professor do Amanhã foca no desenvolvimento e vivência de atividades e metodologias ativas de aprendizagem integradas às disciplinas do curso. Esta atividade envolveu metodologias ativas como sala de aula invertida, relógio didático, além do uso de ferramentas tecnológicas que os permitirão trabalhar de forma compartilhada.
Segundo a professora Rosângela, a participação nesta palestra representou um momento significativo de aprendizado e reflexão para os acadêmicos, ampliando sua compreensão sobre a dinâmica das escolas e a importância de uma cultura organizacional para o sucesso do processo educativo.
Ao integrar teoria e prática, o Programa Professor do Amanhã reafirma seu compromisso com a formação de professores críticos e inovadores, preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
A utilização de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas reforça a ideia de que a educação deve ser colaborativa e dinâmica, proporcionando aos futuros professores as habilidades necessárias para promover um ensino de qualidade e centrado no aluno e nos diferentes estilos de aprendizagem.