URI | Santo Ângelo

Arquitetura e Urbanismo fez viagem de estudos a Santa Maria

14 de junho de 2022

 

 

Estudantes de diferentes semestres de Arquitetura e Urbanismo realizaram viagem de estudos a Santa Maria/RS, no mês de maio.

Acompanhados pelas professoras Maíra Oliveira Pires, Roberta Doleys Soares e Thaís Faccin Brum, o grupo visitou o Laboratório de Acústica, o Centro de Convenções e a Casa Popular Eficiente, todos na UFSM, além do Escritório Lineastudio Arquiteturas, o Calçadão e o Centro Histórico de Santa Maria.

AS VISITAS

No Laboratório de Acústica o funcionário Juraci explicou sobre as câmaras reverberantes de ensaio de materiais acústicos, além de outros materiais. O professor Marco Antônio, de Engenharia Acústica, fez demonstração de um ensaio de vibrações em laje protendida.

De acordo com a professora Roberta, “a visita na Casa Popular Eficiente da UFSM possibilitou aos acadêmicos a visualização de estratégias sustentáveis e de conforto térmico, como também a verificação de materiais como o tijolo de solo cimento e as telhas Tetra Pak. Esse estudo in loco, permitiu aprimorar conhecimentos, favoreceu-se a técnica e a prática, fatores essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional”.

No Centro de Convenções o grupo foi recebido pela equipe de administração e manutenção. A visita guiada permitiu aos acadêmicos visualizarem todos espaços de apoio a um teatro de grande porte (capacidade para cerca de 1100 pessoas), especialmente ao palco. Verificaram ainda materiais de acústica apropriados, geometria do espaço, bem como questões de acessibilidade e prevenção de incêndio.

No Escritório Lineastudio Arquiteturas, estudantes e professores foram recebidos pelo Arquiteto proprietário Zé Barbosa, que compartilhou toda sua trajetória profissional. Explicou sobre a proposta arquitetônica do escritório, materialidade, funcionalidade e intenções práticas, bem como o cuidado com a preservação da paisagem natural na implantação do mesmo. Também falou sobre as áreas de atuação e um pouco da forma como trabalha.
A propósito da visita ao calçadão e ao Centro histórico, a professora Maíra observa: “A cidade é o grande laboratório do Arquiteto e Urbanista e vivenciá-la é um importante exercício em nossa formação. Nesta viagem de estudos a Santa Maria, realizamos uma breve caminhada pelo centro da cidade – Calçadão, Praça Saldanha Marinho, Avenida Rio Branco e Vila Belga, onde os alunos puderam vivenciar uma experiência urbana fora de suas rotinas. Espaços Públicos ocupados pelo movimento intenso de pedestres, e pela efervescência cultural da Feira do Livro; bons exemplares de preservação do Patrimônio e utilização contemporânea de edifícios históricos, outros exemplos não tão interessantes de poluição visual foram observados e discutidos. Viagens como essa proporcionam momentos de observação e discussão sobre Arquitetura, Paisagem Urbana e Espaços Públicos que fazem toda a diferença na formação de novos Arquitetos e Urbanistas.

OPINIÃO DA ACADÊMICA

Em sua apreciação sobre a viagem, a estudante Maria Eduarda Welzbacher Machado registrou: “a viagem à Santa Maria demonstrou ser peça chave de enriquecimento intelectual e acadêmico. A visita ao laboratório de acústica e o Centro de Convenções permitiu que os acadêmicos desenvolvessem um senso crítico à questão ergonômica do teatro, analisando o uso de materiais absorventes em paredes, pisos, cadeiras e utilização de placas acústicas, ideais inspirações para a futura elaboração de projeto de um auditório na disciplina de Conforto III.

A Casa Popular Eficiente expôs alternativas ambientais disponíveis (sol, vento, solo, vegetação e água da chuva) como contribuições para uma moradia de baixo custo e sustentável, tais como solo cimento, telhas tetra-pak e painéis OSB. Como resultados da avaliação pós ocupação da casa, seus prós podem ser citados com a reutilização de materiais, redução no consumo de energia e reutilização de água.
A visita ao calçadão e centro histórico permitiu a análise da comunicação e identidade visual de Santa Maria, conferindo exemplos de estabelecimentos que adaptaram sua identidade visual a edificações de cunho histórico, conservando o patrimônio local.
Já o Escritório LineaStudio Arquiteturas foi exemplo de profissionalismo,
combinando valores estéticos com funcionalidade, ergonomia, conforto luminotécnico em um projeto comercial fascinante.
Foi uma experiência extraordinário proposta pelo corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, que proporcionou o conhecimento na prática de questões teóricas abordadas em sala de aula”.