ACADÊMICO DE ARQUITETURA PLANTA MUDA DE ARAUCÁRIA

7 de outubro de 2022

 

O acadêmico do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, Carlos Sérgio Rastelli, 67 anos, efetuou na tarde desta sexta-feira (7) o plantio de uma árvore da espécie, Araucária, no pátio externo da Universidade.

Carlos, conta que sua intenção de plantar essa muda, se deve pelo fato de ser uma espécie que sofre uma intensa exploração madeireira, a colheita do pinhão fora de época e ao constante desrespeito à legislação de preservação do gênero.

“Como sou cearense de Fortaleza, quero também deixar uma lembrança minha, junto a URI e a cidade de Santo Ângelo”, diz o acadêmico.

Carlos Rastelli, é aposentado da Infraero, onde desempenhou por 25 anos, a função de fiscal de pista.

A decisão de morar em Santo Ângelo, aconteceu, pelo fato do seu irmão Pedro Paulo, já residir na cidade há 12 anos.

Já a ideia de cursar Arquitetura e Urbanismo, é um sonho da adolescência. “Sempre gostei de desenhar, sou técnico em desenho mecânico e arquitetônico. Além disso, sou Engenheiro de Pesca, formado pela UFC (Universidade Federal do Ceará”, onde fiz especialização em desenho de anatomia animal”.

ESPÉCIE – A Araucária também chamada de Pinheiro-brasileiro, alcança a maturidade mais tarde e começa a produzir sementes a partir dos 15 anos. Além disso, a maioria das espécies pioneiras morre poucas décadas após a maturidade, enquanto a araucária vive em média 400 anos – e pode chegar aos 700.