URI | Santo Ângelo

4ª MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS

19 de setembro de 2022

 

O curso de Engenharia Elétrica abriu seus laboratórios, para que estudantes concluintes do Ensino Médio, tenham acesso aos trabalhos desenvolvidos na 4ª Mostra Científica e Tecnológica.

Na sexta-feira, dia 16, conheceram boa parte da estrutura do curso, os alunos do Instituto Estadual Odão Felippe Pippi e, também, os da Escola de Ensino Médio da URI.

Os trabalhos apresentados, segundo o professor Iuri Castro Figueiró, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, são protótipos desenvolvidos durante as aulas, com aplicações reais. igualmente foram exibidos os trabalhos de pesquisa e de conclusão de curso.

Os alunos, puderam tocar e mexer nos equipamentos, despertando o interesse em entender a tecnologia aplicada. Participaram também do jogo “Caminhos da Eletricidade”, que objetiva a ligação correta de lâmpadas num circuito.

Os alunos que fizeram o caminho correto, ganharam como brinde, um chaveiro, o qual foi confeccionado de forma exclusiva pela impressora 3D do curso de Engenharia Elétrica.

Despertou bastante curiosidade a parte de robótica, onde o robô InMoov-URI, faz parte do estudo e aplicação de framework para controle do conjunto de atuadores.

O professor Alexandre dos Santos Roque, que coordena o projeto de iniciação científica, salienta que o acadêmico e bolsista responsável pelo robô humanoide é Bruno Kuhn Fernandes.