Palestra sobre Racismo e Injúria Racial aborda temas históricos, sociológicos e jurídicos no Instituto Odão Felippe Pippi

6 de novembro de 2025

 

Na noite de 4 de novembro, os alunos das turmas do noturno dos cursos técnicos de Magistério e Contabilidade do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi participaram de uma palestra enriquecedora sobre Racismo e Injúria Racial. A atividade foi promovida por um grupo de acadêmicos do 2º semestre do curso de Direito da URI Santo Ângelo, como parte da disciplina Projeto Integrador: Constituição e Democracia, conduzida pela professora Rosângela Angelin.

A palestra trouxe reflexões importantes sobre as raízes e os impactos do racismo e da injúria racial sob três perspectivas principais: histórica, sociológica e jurídica. No encontro, os acadêmicos apresentaram uma visão ampla e fundamentada sobre os diferentes tipos de racismo, destacando:

  • Racismo Institucional: relacionado à discriminação que ocorre dentro das instituições, muitas vezes por práticas sistemáticas que limitam o acesso de minorias a direitos iguais.
  • Racismo Estrutural: focado em como as desigualdades econômicas, sociais e políticas afetam grupos raciais de forma sistêmica, perpetuando ciclos de exclusão.
  • Racismo Explícito: caracterizado por atos evidentes e diretos de ódio e segregação racial com intenções claras.

Além disso, foram explicados os diferentes aspectos da injúria racial, abordando:

  • Ofensas verbais, como insultos depreciativos;
  • Definição geral de injúria, que configura a ofensa direta à dignidade ou ao decoro de alguém baseada em raça, cor ou etnia;
  • Humilhação, que envolve ações degradantes ligadas à cor da pele; e
  • Calúnias, referentes a difamações falsas que afetam a imagem das pessoas a partir de questões raciais.

Para tornar a experiência ainda mais dinâmica, os estudantes utilizaram diversas músicas relacionadas ao tema, conectando o conteúdo da palestra à cultura e à arte como formas de resistência e conscientização. Ao final, foi promovido um debate interativo com os alunos, onde questões importantes foram levantadas e novas reflexões surgiram.