10 de março de 2016
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola da URI Santo Ângelo,sob orientação da professora Débora Toscani, realizaram, na disciplina de História, uma atividade que consistiu na confecção de uma linha de tempo da própria história.
A atividade proposta teve por objetivo introduzir os procedimentos de investigação e escrita da História a partir da vida de cada aluno. Fez-se o uso e o manuseio de documentos, o que resultou na refexão e sistematização dos conhecimentos que deverão reconhecer como históricos. Consequentemente, os alunos poderão começar a perceber-se como produtores e sujeitos da história, além de conhecer melhor todos os colegas.
Ao estudar a própria linha de tempo os alunos se sentem valorizados e têm a possibilidade de desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento histórico, pois localizam fatos significativos e refletem sobre o seu tempo de vida.
Buscando diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais), os alunos recuperam uma história que está preservada em documentos escritos, visuais e/ou orais relacionados ao grupo social ao qual pertencem. A partir disso, é possível estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva.