O SAE – Setor de Apoio ao Estudante é responsável por informações e recebimento de documentos relativos às bolsas de estudo do PROUNI – Programa Universidade para Todos, das inscrições, aditamentos e transferências do FIES – Financiamento Estudantil e do controle e encaminhamento de assinatura de contratos e relatórios de acompanhamento dos estágios não obrigatórios (Lei 11.788/2008).

Outros serviços de orientação e atendimento psicológico e psicopedagógico são oferecidos pelo NAE – Núcleo de Atendimento Especializado, o Núcleo de Acessibilidade promove adequações, modificações a ajustes referentes a inclusão e acessibilidade no Campus, bem como demandas podem ser encaminhadas para Ouvidoria.

Todos estes serviços estão disponíveis em 4 salas, localizadas a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, contando com uma equipe especializada e diversificada em suas responsabilidades para suprir as demandas dos estudantes.

 

NAE – NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) tem por finalidade realizar o acolhimento dos alunos da instituição. Disponibiliza atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicológico como suporte à vida acadêmica dos estudantes que desejam e/ou necessitam deste tipo de atendimento.

Atua no processo de desistência definitiva e trancamento de matrículas buscando auxiliar o estudante a refletir sobre suas escolhas profissionais (orientação vocacional). Ainda, realiza intervenção junto aos alunos com reprovações sucessivas, com o intuito de identificar e buscar estratégias para a resolução de problemas.

NAE FUNÇÃO
Carina Streda Coordenadora
Kamila Perim Psicóloga
Débora Escobar AEE
Rossana Prestes Interprete de LIBRAS

O NAE – Núcleo de Atendimento Especializado está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail atendimentoespecializado@san.uri.br ou pelo telefone (55) 3201-6400

 

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

O Núcleo de Acessibilidade, em sua dimensão técnica e pedagógica, objetiva minimizar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas, promovendo adequações, modificações e ajustes necessários para garantir que todos participem da vida acadêmica com igualdade de condições.

O Núcleo é estruturado por profissionais e colaboradores comprometidos no planejamento e nas ações referentes à inclusão e acessibilidade na URI Campus Santo Ângelo, mediante a formalização de nomeação por portaria emitida pela reitoria da Universidade.

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FUNÇÃO
Carina Streda Coordenadora

O Núcleo de Acessibilidade está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao NAE – Núcleo de Atendimento Especializado. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail acessibilidade@san.uri.br ou pelo telefone (55) 3201-6400

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria é um canal de comunicação que oportuniza a participação de qualquer pessoa da comunidade interna ou externa na construção democrática e propositiva da gestão e na vida da Instituição, visando agilizar a administração e aperfeiçoamento a democracia. A Ouvidoria recebe as seguintes demandas:

  • Consultas: o usuário pode obter variadas informações;
  • Elogios: o usuário pode elogiar funcionários, professores, serviços, instalações e outros elementos que considere eficientes;
  • Reclamações: o usuário pode reclamar sobre serviços ou instalações;
  • Sugestões: o solicitante pode sugerir alternativas para a melhoria do Campus, de serviços ou instalações.
OUVIDORIA FUNÇÃO
Liane Marli Schäfer Lucca Representante

A Ouvidoria está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao NAE – Núcleo de Atendimento Especializado.

 

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

É um programa do Ministério da Educação, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, no site do MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br), link PROUNI ou direto na página do PROUNI (http://siteprouni.mec.gov.br/). Representantes do PROUNI na URI – Campus de Santo Ângelo:

PROUNI FUNÇÃO
Berenice Beatriz Rossner Wbatuba Coordenadora
Cristiane Schneider Iung Representante
Luana Timm Ribeiro Representante
Nei Carlos Moraes de Mattos Representante
Olmar Krüger Representante

O PROUNI está localizado na 4ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (sae@san.uri.br), telefone (55-3313-9504).

 

FIES – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para se inscrever no processo seletivo, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no endereço eletrônico: http://fies.mec.gov.br

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA é responsável por receber a documentação e validar as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição. Representantes do FIES na URI – Campus de Santo Ângelo:

CPSA FUNÇÃO
Nei Carlos Moraes de Mattos Presidente
Márcia Rosane Osvald Borges Vice-Presidente
Cristiane Schneider Iung Equipe de Apoio
Liane Marli Schäfer Lucca Equipe de Apoio
Luana Timm Ribeiro Equipe de Apoio
Marla Gisele Krolow Equipe de Apoio
Olmar Krüger Equipe de Apoio
Paula Camargo Lebtag Equipe de Apoio

A CPSA está localizado nas 3ª e 4ª salas a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (sae@san.uri.br), telefone (55-3313-9504).

 

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIOS (LEI 11.788/2008)

A Universidade mantém convênios com diversos Agentes de Integração externos (CIEE, GROKKER, DEPE, Empregos pela Net, Ministério Público, Justiça Federal, Tribunal da Justiça, Justiça Estadual), para oferecer a oportunidade de estágios não obrigatórios (remunerados), de acordo com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio), em atividades relacionadas com os cursos dos discentes.

Os estágios não obrigatórios (Lei 11.788/2008) tem a finalidade de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário como complemento e aperfeiçoamento do seu curso.

ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS FUNÇÃO
Paula Camargo Lebtag Administrativo
Luana Timm Ribeiro Administrativo

Os contratos e relatórios de estágios devem ser entregues na 3ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (55-3313-9504), outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail estagios@san.uri.br.