O SAE – Setor de Apoio ao Estudante é responsável por informações e recebimento de documentos relativos às bolsas de estudo do PROUNI – Programa Universidade para Todos, das inscrições, aditamentos e transferências do FIES – Financiamento Estudantil e do controle e encaminhamento de assinatura de contratos e relatórios de acompanhamento dos estágios não obrigatórios (Lei 11.788/2008).

Outros serviços de orientação e atendimento psicológico e psicopedagógico são oferecidos pelo NAE – Núcleo de Atendimento Especializado, o Núcleo de Acessibilidade promove adequações, modificações a ajustes referentes a inclusão e acessibilidade no Campus, bem como demandas podem ser encaminhadas para Ouvidoria.

Todos estes serviços estão disponíveis em 4 salas, localizadas a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, contando com uma equipe especializada e diversificada em suas responsabilidades para suprir as demandas dos estudantes.

 

NAE – NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) tem por finalidade realizar o acolhimento dos alunos da instituição. Disponibiliza atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicológico como suporte à vida acadêmica dos estudantes que desejam e/ou necessitam deste tipo de atendimento.

Atua no processo de desistência definitiva e trancamento de matrículas buscando auxiliar o estudante a refletir sobre suas escolhas profissionais (orientação vocacional). Ainda, realiza intervenção junto aos alunos com reprovações sucessivas, com o intuito de identificar e buscar estratégias para a resolução de problemas.

NAE FUNÇÃO
Carina Streda Coordenadora
Kamila Perim Psicóloga
Débora Escobar AEE
Rossana Prestes Interprete de LIBRAS

O NAE – Núcleo de Atendimento Especializado está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail atendimentoespecializado@san.uri.br ou pelo telefone (55) 3201-6400

 

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

O Núcleo de Acessibilidade, em sua dimensão técnica e pedagógica, objetiva minimizar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas, promovendo adequações, modificações e ajustes necessários para garantir que todos participem da vida acadêmica com igualdade de condições.

O Núcleo é estruturado por profissionais e colaboradores comprometidos no planejamento e nas ações referentes à inclusão e acessibilidade na URI Campus Santo Ângelo, mediante a formalização de nomeação por portaria emitida pela reitoria da Universidade.

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FUNÇÃO
Carina Streda Coordenadora

O Núcleo de Acessibilidade está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao NAE – Núcleo de Atendimento Especializado. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail acessibilidade@san.uri.br ou pelo telefone (55) 3201-6400

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria é um canal de comunicação que oportuniza a participação de qualquer pessoa da comunidade interna ou externa na construção democrática e propositiva da gestão e na vida da Instituição, visando agilizar a administração e aperfeiçoamento a democracia. A Ouvidoria recebe as seguintes demandas:

  • Consultas: o usuário pode obter variadas informações;
  • Elogios: o usuário pode elogiar funcionários, professores, serviços, instalações e outros elementos que considere eficientes;
  • Reclamações: o usuário pode reclamar sobre serviços ou instalações;
  • Sugestões: o solicitante pode sugerir alternativas para a melhoria do Campus, de serviços ou instalações.
OUVIDORIA FUNÇÃO
Liane Marli Schäfer Lucca Representante

A Ouvidoria está localizado na 1ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao NAE – Núcleo de Atendimento Especializado.

 

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

É um programa do Ministério da Educação, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, no site do MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br), link PROUNI ou direto na página do PROUNI (http://siteprouni.mec.gov.br/). Representantes do PROUNI na URI – Campus de Santo Ângelo:

PROUNI FUNÇÃO
Berenice Beatriz Rossner Wbatuba Coordenadora
Cristiane Schneider Iung Representante
Luana Timm Ribeiro Representante
Nei Carlos Moraes de Mattos Representante
Olmar Krüger Representante

O PROUNI está localizado na 4ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (sae@san.uri.br), telefone (55-3313-9504).

 

FIES – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para se inscrever no processo seletivo, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no endereço eletrônico: http://fies.mec.gov.br

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA é responsável por receber a documentação e validar as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição. Representantes do FIES na URI – Campus de Santo Ângelo:

CPSA FUNÇÃO
Nei Carlos Moraes de Mattos Presidente
Luana Timm Ribeiro Vice-Presidente
Cristiane Schneider Iung Equipe de Apoio
Olmar Krüger Equipe de Apoio
Paula Camargo Lebtag Equipe de Apoio

A CPSA está localizado nas 3ª e 4ª salas a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (sae@san.uri.br), telefone (55-3313-9504).

 

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIOS (LEI 11.788/2008)

A Universidade mantém convênios com diversos Agentes de Integração externos (CIEE, GROKKER, DEPE, Empregos pela Net, Ministério Público, Justiça Federal, Tribunal da Justiça, Justiça Estadual), para oferecer a oportunidade de estágios não obrigatórios (remunerados), de acordo com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio), em atividades relacionadas com os cursos dos discentes.

Os estágios não obrigatórios (Lei 11.788/2008) tem a finalidade de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário como complemento e aperfeiçoamento do seu curso.

ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS FUNÇÃO
Paula Camargo Lebtag Administrativo
Luana Timm Ribeiro Administrativo

Os contratos e relatórios de estágios devem ser entregues na 3ª sala a esquerda da entrada do prédio 20 da URI – Campus de Santo Ângelo, junto ao SAE – Setor de Apoio Ao Estudante (55-3313-9504), outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail estagios@san.uri.br.