Extensão



A URI tem o compromisso e a responsabilidade de incentivar toda ação que envolva e beneficie a comunidade. As ações de extensão são Programas e Projetos voltados às comunidades regionais, sendo um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa. São trabalhadas questões próximas à Universidade, buscando um conhecimento específico em cada área de atuação.

O compromisso e missão da URI como universidade comunitária buscam a difusão de conhecimentos , através de intervenções positivas e objetivas no campo social. O comprometimento social se reforça à medida que os procedimentos colaboram com a formação pessoal, a transformação social e a sustentabilidade ambiental.

A extensão é vista como uma forma de interação universidade-comunidade num processo educativo, cultural e científico que articula ensino e pesquisa de forma harmônica e estabelece ação transformadora na relação de troca de informações e saberes. Dessa forma, as políticas de extensão, na URI, envolvem criar condições para a formação de cidadãos capazes de integrar-se a ações que promovam o desenvolvimento sustentável da comunidade, difundindo e transferindo conhecimentos. O estudante integra o saber acadêmico com a realidade social, descobre, aprende e ensina para construir um mundo melhor.

A extensão, na URI, executada de forma coerente e articulada com os objetivos e a missão da IES, centra suas atividades ao desenvolvimento local e regional autossustentável, à integração com a sociedade, à valorização da cultura e das manifestações regionais, à sua difusão pelos meios de comunicação e ao investimento em ações solidárias. As atividades estão voltadas para oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e, Trabalho.

Inseridos nas temáticas, são desenvolvidos diversos Programas e Projetos de Extensão, coordenados pela PROPEPG com auxílio do CIAPEx – Comitê de Avaliação de Projetos de Extensão. Anualmente são aprovados editais para concessão de Bolsas de Extensão nos diversos programas, envolvendo acadêmicos e docentes orientadores.

Projetos de extensão não vinculados aos Programas, têm fluxo contínuo e atendem, principalmente, a demandas imediatas das comunidades de inserção institucional.