Estudantes de Enfermagem da URI produzem material educativo para alunos de Balsas, Maranhão

 

Acadêmicas do 9º semestre do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo desenvolveram projeto com farto material educativo que está sendo utilizado por estudantes de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Balsas, Maranhão.

O projeto resulta de solicitação feita pelas professoras maranhenses Camila e Nazaré, dirigida à professora Vivian Lemes Lobo Bittencourt, do curso de Enfermagem, e apresentada durante reunião do Estágio Supervisionado do 9º semestre do curso, com a atividade sendo orientada pelas professoras Vivian Bitencourt, Kelly Sangoi e Jane Lucca.

A temática solicitada versa sobre a Covid 19 e a partir disso, o grupo se dispôs a produzir material relacionado com dúvidas elencadas pelos alunos, questões criativas e inspiradoras que motivaram as universitárias a buscar novos conhecimentos a partir de instrumentação científica, para elaborar vídeos educativos e flyers dinâmicos e ilustrativos, utilizando uma linguagem clara e acessível, para que os alunos pudessem sanar suas inquietações sobre esse momento de pandemia. Depois de recebido o material, os alunos de Balsas responderam com vídeos de agradecimentos, expandindo fronteiras e criando elos de cooperação.

Segundo as professoras orientadoras, “esta experiência foi singular e notável para o crescimento das acadêmicas de Enfermagem/URI, que tinham como objetivo, através desta ação, socializar e contribuir com o conhecimento, se reinventando e desenvolvendo novos métodos de ensino e aprendizagem em meio ao “novo normal” presenciado atualmente. Objetiva-se também, que este projeto alcance mais pessoas, proporcionando à comunidade uma ferramenta educacional confiável, de fácil reprodução e compartilhamento. Os vídeos foram amplamente divulgados por meio das redes sociais”.