URI Santo Ângelo produz álcool gel para a BM e Secretaria Municipal de Saúde

27 de março de 2020

Na tarde de quarta-feira, 25, a URI Santo Ângelo entregou frascos contendo álcool gel a 70% para o 7º RPMon da Brigada Militar de Santo Ângelo. A entrega foi feita pelos diretores Berenice Rossner Wbatuba e Marcelo Stracke e a professora Cristiane Kratz, do curso de Farmácia, para o Major Itamar Ferreira Walter e a Tenente Andreia Patricia dos Santos da Silva, da Brigada Militar.

A ação aconteceu graças à parceria da URI com a Brigada Militar, que conseguiu o álcool comercial junto a uma empresa local de sanitizantes, enquanto a URI dispunha dos demais insumos e mão de obra.

 

O álcool gel foi produzido nas dependências da Universidade pelas funcionárias da URI Lidiane Hickmann, Francieli Pavin Pinto e pela professora Cristiane. O curso de Farmácia, na sua grade curricular, prepara os alunos para a produção de diferentes sanitizantes usados no processo de fabricação e dispensação dos medicamentos. Assim, dispondo dos insumos foi possível a fabricação.

De acordo com o Major Walter, o material será utilizado pelos policiais que atendem as ocorrências no município de Santo Ângelo e mais 10 municípios da região.

Além disso, parte do álcool gel produzido vai ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo.

ORIENTAÇÕES

Em função da pandemia do coronavírus, muito tem se falado sobre o uso do álcool 70%. A professora Cristiane enfatiza a necessidade do cuidado com os hábitos de higiene, tanto no cuidado pessoal quanto com as casas, adotando-se novas posturas na rotina durante esse nesse período.

“A lavagem cuidadosa das mãos, utilizando sabão ou sabonete, tem o mesmo efeito do uso do álcool 70%, que é muito útil em momentos quando não é possível fazer a lavagem das mãos com água e sabão”.

Cristiane acrescenta que “a limpeza dos materiais como celulares, chaves, maçanetas, dentre outros, pode ser feita com o álcool a 70% na forma líquida. Também, dependendo do tipo de material e, especialmente na limpeza da casa e outras situações, como ao chegar do supermercado, as famílias podem usar uma solução preparada com 20 ml de água sanitária (em torno de 4 colheres de sopa) para cada litro de água. Lavar bem os alimentos é outro cuidado importante que pode ser feito com a mesma solução.

Outra dica é não tentar fazer as receitas caseiras de álcool gel, como tem circulado pela internet. Gelatina, maizena, gel de cabelo, dentre outras ideias mirabolantes, podem fazer mais mal do que bem, pois são meios para o desenvolvimento de microrganismos. Também vinagre não substitui o álcool gel”, observa a professora.