Engenharia Química realizou Escola de Férias com dois cursos

27 de janeiro de 2020

No período de 13 a 24 de janeiro, a URI Santo Ângelo realizou a primeira edição da Escola de Férias com a oferta de dois cursos que visam complementar e fortalecer a formação dos profissionais de Engenharia Química.

O curso de Análises Físico-Químicas de Alimentos veio para atender as demandas de egressos e também de universitários em formação que, em grande parte, atuam em empresas que processam e manipulam alimentos. O curso de Balanço de Massa ajudou a reforçar a importância destes conceitos ao longo do curso de Engenharia Química, pois permeia diversas disciplinas e está presente no dia a dia da profissão.
Segundo o coordenador do curso, professor Isaac Nunes, “ao longo da primeira semana de Escola de Férias, foram realizadas análises de acidez e pH de alimentos sólidos e líquidos, umidade, cinzas, extrato etéreo/lipídios, determinação de pectina, sulfitos, glúten e análises de óleos e gorduras. Os alimentos empregados como amostras para as análises foram farinhas diversas, arroz, soja, óleos, geleia, vinagres, vinho, coco e leite de coco, compreendendo as diversas análises que, inclusive, são realizadas em empresas da região”.

Na segunda semana foi organizado o curso de Balanço Material onde foram abordados, com diversos exemplos resolvidos, balanços de massa de processos físicos em secagem, mistura, destilação, e em processos químicos (com reação química). Os participantes receberam uma apostila e listas de exercícios com muitas aplicações de balanços de massa e estequiometria industrial, além de exercícios com questões de concursos e processos seletivos que envolvem balanços de massa, como uma forma de preparar os futuros profissionais para aplicação destas análises.

Isaac observa que “diante das atividades realizadas, a participação de estudantes no evento I Escola de Férias de Engenharia Química foi muito efetiva”.

Este evento complementa as ações implementadas desde as férias de julho de 2019, quando foi organizada uma viagem com visitas técnicas nos estados de SC, PR e SP, como forma de proporcionar uma formação atrativa e diferenciada no curso e Engenharia Química da URI Santo Ângelo. Estas ações, de acordo com o coordenador, aproximam os acadêmicos da vida profissional, ao mesmo tempo que se oferecem possibilidades de formação complementar para diferenciação de seus currículos, agregando experiências.

Na foto, o professor Isaac Nunes com grupo de universitários na Escola de férias.