Arquitetura e Urbanismo abre Mostra Fotográfica de Visitas Técnicas

11 de novembro de 2016

arquitetura_exposição_grupo arquitetura_exposição_painel arquitetura_exposição_painelfotos arquitetura_exposição_informações

O curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo abriu na tarde de quinta-feira, 10, a 3ª Mostra Fotográfica da Disciplina de Visitas Técnicas de Estudos, intitulada “Brasil Colonial e Moderno X Uruguai Colonial e Moderno – Pessoas e Lugares”, fruto de pesquisas, seminários e visitas realizados durante o semestre.

Segundo a professora Claudete Boff, que ministra VTE, “a disciplina proporciona aos alunos aprofundamento nos assuntos abordados em disciplinas já cursadas, como Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Projeto de Arquitetura, Paisagismo, História da Arte, Tecnologia da Construção e outras áreas afins. Além de obter novos conhecimentos no contato com profissionais da área e colegas de outras universidades, VTE é também um momento de explorar temas inéditos”.

A Exposição consta de Mostra Fotográfica e informações disponíveis em notebooks, sobre os diversos seminários realizados antes das viagens, pois os universitários pesquisaram a história e o contexto atual dos lugares a serem visitados, sua arquitetura e urbanismo, os arquitetos e urbanistas que neles atuaram, além de usos e costumes.

As cidades visitadas foram Montevidéu e Punta del Este (Uruguai) e Pelotas (Brasil) e na Mostra, o visitante pode observar em fotografias: Urbanismos e Praças – Montevidéu, Punta del Este e Pelotas; Arquitetura: fachada, interior e detalhe. Arquitetura. colonial, neoclássica (casas, palácios e igrejas), eclética, art déco, art nouveau, moderna; Pessoas e Lugares: Na universidade, rambla de Montevidéu, teatro, praças, Casa Pueblo, Fundação Pablo Atchugarry, Forte Santa Teresa, Charqueada São João, em Pelotas.

Na foto com o grupo, as professoras Claudete Boff – responsável pela disciplina, e Thais Brum – coordenadora do curso.

A Mostra Fotográfica permanece aberta à visitação até 6 de janeiro de 2017.