Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações completa cinco anos

16 de agosto de 2016

O Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações da URI Santo Ângelo completou, nesta sexta-feira (12), cinco anos de atividades. Uma confraternização, realizada no prédio 6 do câmpus, marcou a data, que lembrou a primeira aula inaugural do PPGGEO – Programa de Pós-Graduação scricto sensu em Gestão Estratégica de Organizações, realizada em 12 de agosto de 2011. Atualmente, são 55 egressos do programa e 62 estudantes com atividades em curso.Comemoração de cinco anos do PPGEO

O projeto do Mestrado foi elaborado em 2010, por professores do curso de graduação em Administração e Ciências Contábeis. “Os primeiros passos do programa foram dados pelas professoras Rozelaine Franzin e Carmem Nogueira, primeiras coordenadora e vice do programa”, conta o coordenador do PPGGEO desde 2015, professor doutor João Serafim Tusi da Silveira. Segundo Tusi, o Mestrado possibilita uma grande oportunidade de analisar e estudar o desenvolvimento local e regional, principalmente na área empresarial: “Estamos em uma evolução crescente, com o projeto de internacionalização em curso, evolução no trabalho dos egressos, artigos com grande qualidade e quantidade, apresentados e publicados no Brasil e no exterior”.Professor João Serafim Tusi destacou crescente qualidade do Programa

O PPGGEO tem parceria de internacionalização com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal. Atualmente, já foram realizadas 46 ações e atividades na etapa brasileira e 28 na etapa portuguesa. Além disso, a Revista GESTO, de divulgação da produção científica, é classificada com QUALIS B4 pela CAPES. O Programa também realiza bienalmente o CIGECO – Congresso Internacional de Gestão e Controladoria de Organizações.

De acordo com a diretora-administrativa da URI Santo Ângelo, professora Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, o Mestrado é resultado de uma união de esforços para levar à frente o programa. A professora doutora Rozelaine Franzin, primeira coordenadora do PPGEO, credita ao trabalho em equipe a construção do projeto: “Minha contribuição foi pequena, perto da colaboração de todos os colegas que trabalharam para a criação e consolidação do Mestrado”.

Professora Rozelaine entrega foto da primeira turma ao coordenador Tusi

Para o vice-coordenador do Programa, professor doutor Vilmar Boff, o Mestrado é um marco na área de gestão e controladoria da URI. “O PPGGEO oportuniza a continuidade dos estudos para os egressos de Santo Ângelo e de toda a grande região que o programa atende. Nossa busca é por qualificar os profissionais para o desenvolvimento regional”, ressalta. Conforme o professor, a perspectiva é de, no futuro, melhorar a nota do mestrado junto a CAPES e pleitear um doutorado na área.