2 de junho de 2026
Em uma iniciativa que une consciência ecológica e integração acadêmica, a URI Santo Ângelo realizou o plantio de mudas nativas e frutíferas para celebrar a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 5 de junho. A ação reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade e a preservação do ecossistema local.
O ato simbólico contou com a participação direta de acadêmicos do 7º semestre das Engenharias, representando o protagonismo estudantil nas causas ambientais. João Rieger, da Engenharia Elétrica, e Daiana Ledur, da Engenharia Mecânica, foram os responsáveis pelo plantio das mudas, acompanhados pelo Coordenador das Engenharias, professor Flávio Kieckow, e pela Secretária dos cursos, Corneli Boness.
Foram introduzidas três novas espécies à arborização da universidade: uma muda de Fruta-do-Conde, uma de Ipê-Roxo e uma de Cedro. A distribuição das plantas foi planejada para contemplar diferentes áreas de convivência e estudo:
Próximo ao Prédio da Engenharia Mecânica: Local onde uma das árvores foi plantada, simbolizando o vínculo entre a tecnologia e a natureza.
Áreas de Lazer: As outras duas mudas foram destinadas às proximidades do quiosque e do campo de futebol sete, visando oferecer sombra e beleza natural aos espaços de integração da comunidade acadêmica.
Para o professor Flávio Kieckow, a atividade vai além do plantio físico. “Prestigiar a Semana do Meio Ambiente com ações práticas educa nossos futuros engenheiros sobre a importância da preservação e do equilíbrio ambiental no exercício de suas profissões”, destaca a coordenação.

