URI – Santo Ângelo tem projeto contemplado com recursos da SDECT/RS

6 de abril de 2016

O projeto intitulado “Chia: processamento e desenvolvimento tecnológico de produtos na região das Missões/RS”, vinculado ao Pólo Tecnológico da URI – Campus de Santo Ângelo, foi aprovado em edital da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS), em parceria com o Banco Mundial. No final do mês de fevereiro deste ano, após o repasse de R$ 426 mil à Universidade, o projeto, com duração de três anos, entrou em vigência.

O projeto busca fomentar e fortalecer a cadeia produtiva de chia na Região das Missões/RS através do desenvolvimento tecnológico e processamento de produtos à base da semente.

A empresa Giroil, de Entre-Íjuis, é parceira do projeto e a equipe da URI é formada por um grupo multidepartamental e multiprofissional de pesquisadores, tendo o professor doutor Leandro Nicolodi Francescato, do curso de Farmácia, como coordenador. Do curso de Farmácia participam ainda os professores mestre Romeu Nedel Hilgert e mestre Cláudia Verdum Viegas; da área de Economia, o professor. mestre Luis Cláudio Villani Ortiz (que também atua como coordenador do NEPI) e; do curso de Agronomia, a sua coordenadora, mestre Giselda Aparecida Ghisleni. Auxiliaram na elaboração e no desenvolvimento do projeto outros professores e funcionários da URI.

Na semana passada, dia 30 de março, foi realizada nas dependências Giroil, uma reunião entre os professores da URI e a direção da empresa, para tratar do projeto em questão (foto).

Com os recursos financeiros do SDECT serão adquiridos equipamentos, os quais serão instalados na URI, possibilitando a criação de um novo laboratório de desenvolvimento tecnológico. Com o desenvolvimento do projeto, alunos poderão participar diretamente da execução, auxiliando na sua formação e qualificação profissional. O projeto, que busca o desenvolvimento tecnológico do Estado, visa também a divulgação dos resultados e a transferência da tecnologia desenvolvida para a comunidade.projeto_chia