PLANTIO DE INVERNO NA ÁREA EXPERIMENTAL DA URI SANTO ÂNGELO

4 de julho de 2024

 

A URI Santo Ângelo iniciou o plantio de inverno em sua área experimental agronômica, envolvendo professores, alunos e funcionários no cultivo de diversas safras. Entre as culturas plantadas estão trigo, cevada, canola, linhaça, mix de sementes e aveia branca, além de ensaios e experimentos.

O destaque do plantio deste ano foi a utilização de drones para o cultivo da canola, realizado nesta terça-feira. As demais culturas foram plantadas com o uso de plantadeiras convencionais.

Vitor Girardello, professor responsável pela área experimental do curso de Agronomia, informou que, exceto o trigo, todas as culturas são fruto de parcerias com empresas da cidade e região.

As empresas parceiras incluem Neorgan, Adubasul, Embrapa, Celena Alimentos, Agronômica, AgroBianchini, Adama Brasil, Madalosso Pesquisa, Cambaí Sementes, Van Ass Sementes e também o piloto do drone Raul Mollmann. Essas colaborações visam fortalecer a integração entre a universidade e o setor agronômico, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a local.

A professora e coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, está conduzindo uma pesquisa sobre o plantio de canola. Ela dividiu uma área de 1,3 hectares para realizar o plantio utilizando duas metodologias distintas: com drone e com plantadeira e trator. O objetivo é comparar os métodos em termos de desenvolvimento das plantas, incidência de pragas e produtividade.

O plantio de inverno na área experimental da URI Santo Ângelo tem como objetivos proporcionar uma experiência prática e enriquecedora para os alunos, testar novas tecnologias de plantio, fortalecer parcerias estratégicas e contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de agronomia.