28 de novembro de 2023
Na tarde desta terça-feira, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou uma importante iniciativa de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti junto ao campus universitário.
A ação, que teve o apoio da equipe de vigilância ambiental da secretaria municipal de saúde, concentrou esforços na prevenção de doenças como Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, transmitidas pelo referido mosquito.
O presidente da Cipa, Carlos Kemper, destacou a relevância da participação de todos na eliminação dos criadouros de mosquitos, tanto em residências quanto na vizinhança. Kemper ressaltou que a prevenção é a melhor estratégia contra essas doenças.
Durante a ação, técnicos administrativos da URI Santo Ângelo, alunos da Escola da URI e a direção da Universidade uniram esforços na distribuição de um fôlder informativo sobre o combate ao Aedes aegypti.
Além disso, foram entregues sementes da planta Crotalária, visando à prevenção da Dengue. O plantio dessa planta atrai a libélula, um inseto predador do mosquito transmissor, interrompendo a cadeia reprodutiva do Aedes Aegypti.
A Cipa está comprometida com a saúde dos trabalhadores da Universidade e, na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, realizará uma nova ação de conscientização no Campus da URI, desta vez abordando a prevenção da AIDS. A iniciativa reforça o papel da Cipa na promoção da saúde e na conscientização das comunidades acadêmica e local.