4 de agosto de 2023
A URI está engajada na campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha.
A instituição participou de um seminário promovido pela Procuradoria da Mulher, da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, na tarde de quinta-feira, 3 de agosto.
O seminário contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e organizações sociais, estudantes e público em geral. O evento teve como objetivo discutir a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão e transmitindo informações para a conscientização.
A URI Santo Ângelo foi representada pela coordenadora do curso de Direito, professora Janete Rosa Martins, e pela professora Luciana Meirelles Correa, que leciona as disciplinas de Direito Processual Civil e Ética Profissional e também é presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A professora Luciana foi uma das palestrantes do seminário e abordou o tema “A Perspectiva do Direito sobre a Lei Maria da Penha”. Ela explicou os aspectos jurídicos da lei, que completou 17 anos de vigência no dia 7 de agosto, e destacou sua relevância como um instrumento de defesa dos direitos humanos das mulheres e de combate à violência de gênero.
A URI Santo Ângelo apoia essa causa e se coloca à disposição da comunidade para contribuir com a difusão do conhecimento jurídico e com a promoção dos direitos das mulheres. A instituição também oferece serviços gratuitos de orientação jurídica por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funciona junto ao próprio Campus, como também no prédio do Fórum local.