18 de abril de 2023
A Direção Acadêmica da URI Santo Ângelo, realizou nesta terça-feira, dia 18, seu 3º encontro de formação de professores, tendo como local o auditório do TecnoURI.
A temática abordada foi a curricularização da extensão, que é o processo de tornar as atividades de extensão parte obrigatória da carga horária dos cursos de graduação.
Essa diretriz surge da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Superior (CES).
De forma online, a Pró-reitoria de Ensino da URI de Erechim, através de Cleusa Boeira e Marcia Caron, explanaram sobre a experiência existente junto a essa temática.
Elas orientaram dizendo, que para fins de curricularização, cada curso deverá estabelecer em seu Projeto Pedagógico a maneira como os alunos deverão realizar as atividades de extensão.
Num segundo momento, a coordenadora do curso de Educação Física, professora Cinara Valency Eneas Murmann, integrante do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Extensão – CIAPEx, falou sobre o Plano Nacional de Educação-PNE e a resolução 2781 da Reitoria, que dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da URI.
Para o Diretor Acadêmico, Carlos Lemos, curricularizar a Extensão Universitária implica aproximar a universidade dos grandes desafios da sociedade, particularmente os desafios da Educação Básica, do desenvolvimento nacional, dos movimentos sociais, das esferas públicas.