EGRESSA DE ENFERMAGEM FALA SOBRE SEU TRABALHO NA ALEMANHA

14 de março de 2023

 

A coordenação e acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, recepcionaram, na tarde desta terça-feira (14), a egressa do curso, Andréia Eberhardt, que trabalha na cidade de Leipzig, na Alemanha.

A enfermeira participou de uma roda de conversa com acadêmicos e professores, sendo recepcionada pelo coordenador Francisco Carlos Pinto Rodrigues.

O encontro integra a disciplina do estágio supervisionado do 9º semestre, tendo a responsabilidade das professoras Vivian Lemes Logo Bitencourt, Lilian Zielke Hesler, Sandra Leontina Graube e Alessandra Frizzo da Silva.

Andreia, que é natural de São Paulo das Missões, concluiu Enfermagem na Uri em 2020 e, desde março de 2021, desempenha suas atividades no hospital Helios Park Klinikum Leipzig, desde março de 2021.

A jovem de 25 anos, relatou que sua jornada por turno de 8 horas é bastante puxada, integrando uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro chefe, 7 enfermeiros, médico intensivista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Contou, que na Alemanha, não existe um sistema de saúde pública e tampouco os conhecidos postos de saúde, como aqui no Brasil. Para ter acesso ao serviço de saúde, todo cidadão é obrigado e fazer parte de um plano privado de saúde.

Andréia Eberhardt, respondeu uma série de perguntas feitas por professores e alunos de enfermagem. Antes do reconhecimento do seu diploma como Enfermeira, a sua remuneração era de 1.700 Euros e, após o reconhecimento, o salário passou para 3.100 Euros/mês.

Sua entrada no país europeu foi com o visto de 6 meses, para reconhecimento do diploma de graduação. Após conseguir a validação, é emitido um visto de trabalho de 4 anos. Depois desse tempo, Andréia, pretende encaminhar seu pedido de cidadania alemã.

Como sugestão e dica aos futuros formandos de Enfermagem da URI, a egressa disse que é preciso ter muita força de vontade em ficar longe da família, estar bem preparado psicologicamente e que a experiência é muito válida com grande possibilidade de crescimento profissional.

Ao final da roda de conversa, a professora Alessandra Frizzo da Silza, fez a entrega de um mimo, em nome da URI e do Curso de Enfermagem, para a colega Andreia.