PPG Direito tem novas mestres

31 de maio de 2022

 

 

Em 2022, o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado – da URI, campus de Santo Ângelo, coordenado pelos professores doutores João Martins Bertaso e Jacson Roberto Cervi, já formou oito novas mestras em Direito. Nos 17 anos de funcionamento, mais de 200 mestres formados pelo programa estão aptos à carreira do ensino e da pesquisa da educação superior jurídica.

Em 2022, o programa forma a sua 15º turma de mestres. Até o presente momento, defenderam suas dissertações: Alana Taíse Castro Sartori, Anelise Bourscheidt de Andrade, Camila Seffrin da Silva, Jaqueline Reginaldo de Almeida, Larissa Reginatto Saldanha, Maria Helena Lacerda, Silvia Lisiane Gressler Moreira e Stéfani Reimann Patz.

Larissa Reginatto Saldanha defendeu o trabalho intitulado: “O Direito Fundamental à convivência familiar: a adoção no Estado Democrático de Direito”, em 14 de dezembro de 2021. A dissertação foi orientada pelo professor doutor Noli Bernardo Hahn e submetida à banca avaliadora composta pelos professores doutores José Alcebíades de Oliveira Junior (membro interno) e Sandra Vidal Nogueira (membro externo).

Em 14 de fevereiro de 2022, Stéfani Reimann Patz defendeu o trabalho: “O uso de tecnologias de perfilamento no controle migratório: um estudo sobre o tratamento de dados pessoais dos migrantes na sociedade da informação e da vigilância”. A orientação do trabalho foi da professora doutora Thami Covatti Piaia, e a banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Gilmar Antonio Bedin (membro interno), Cícero Kupp da Luz (membro externo) e Eduardo Tomasevicius Filho (membro externo).

Já no dia 15 de fevereiro de 2022, Alana Taíse Castro Sartori defendeu a dissertação intitulada: “Contribuições do Cristianismo não-religioso para a concepção de um Direito contra-hegemônico na perspectiva vattimiana”. O trabalho foi orientado pelo professor doutor Noli Bernardo Hahn, com coorientação do professor doutor Leonel Severo Rocha, que compuseram a banca em conjunto com os professores doutores Lívio Osvaldo Arenhart (membro externo) e Celso Gabatz (membro externo).

Em 16 de fevereiro de 2022 foi a vez de Camila Seffrin da Silva Lech, que  defendeu o trabalho: “O direito ao desenvolvimento e o papel jurídico da categoria da fraternidade: uma análise a partir da realidade brasileira atual”. A orientação da dissertação coube ao professor doutor Gilmar Antonio Bedin, e a banca avaliadora foi composta pelas professoras doutoras Charlise Paula Colet Gimenez (membro interno) e Elenise Felzke Schonardie (membro externo).

Jaqueline Reginaldo de Almeida defendeu a dissertação sobre “Povos Indígenas, vida nua e política da morte: a proposta de uma cidadania intercultural na efetivação dos direitos indígenas” no dia 21 de fevereiro de 2022. A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Osmar Veronese (orientador), Jacson Roberto Cervi (membro interno) e Sílvia Maria da Silveira Loureiro (membro externo).

No dia 24 de fevereiro de 2022, Sílvia Lisiane Gressler Moreira defendeu o trabalho intitulado: “O Estado Democrático de Direito e o Populismo: uma análise da crise da política brasileira atual”. A banca foi composta pelos professores doutores José Francisco Dias da Costa Lyra (orientador), Gilmar Antonio Bedin (membro interno) e José Francisco Borges Motta (membro externo).

Em 27 de maio de 2022, Maria Helena Lacerda defendeu a dissertação “Contribuições da mediação como política pública de autocomposição de conflitos na resolução de conflitos trabalhistas: um estudo a partir da Resolução 174 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho”. A orientação do trabalho foi da professora doutora Charlise Paula Colet Gimenez, e a banca avaliadora foi composta pelas professoras doutoras Janete Rosa Martins (membro interno) e Suzete da Silva Reis (membro externo).

Por fim, Anelise Bourscheidt de Andrade de Lima defendeu no dia 31 de maio de 2022, a dissertação sobre “A sociedade de risco e a questão criminal: contributos sociológicos para uma nova criminologia?”, sob a orientação do professor doutor  José Francisco Dias da Costa Lyra. A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Leonel Severo Rocha (membro interno) e Francis Beck (membro externo).

As bancas foram realizadas no formato virtual, por intermédio da plataforma google meet.