Acadêmicos da URI são recepcionados com apresentações artísticas e palestra

23 de fevereiro de 2016

O início do primeiro semestre letivo de 2016 da URI Santo Ângelo teve palestra e apresentação artística. Veteranos e calouros do câmpus foram recepcionados pela direção da URI, no ginásio de Esportes.

O diretor-geral Gilberto Pacheco recebeu os estudantes e desejou um excelente semestre letivo. Na sequência, houve apresentação do Grupo de Capoeira Recôncavo, sob a coordenação do mestre Vladimir Farias. Ao final da apresentação, o mestre reforçou a importância do comprometimento com os projetos no desenvolvimento de sua vida.

O integrante do grupo Anderson da Rosa, portador de necessidades especiais e formado em capoeira, também deixou uma mensagem aos estudantes. Ele falou sobre sua evolução e da luta pelos sonhos. “Quando estive aqui em 2015, ainda era aluno graduado. Agora, sou formado em capoeira. Lutei muito para chegar tão na frente, apesar de todas as dificuldades. O sonho da graduação depende apenas de vocês”, relatou Anderson. Ele ainda deixou uma mensagem aos acadêmicos: “Não desistam, vocês tinham o sonho de estar aqui dentro. Vão alimentando esse sonho até o dia de sair”.

Na sequência, o diretor-acadêmico do câmpus, professor Marcelo Stracke, apresentou o palestrante Augusto Niche, doutor em Educação. Marcelo reforçou a satisfação em possibilitar a palestra aos estudantes, bem como a relevância dos temas tratados por Augusto.

Em sua explanação, o palestrante tratou sobre capacidade criativa, tempo de cultura digital e a cultura do imediatismo. Ele relatou diversos pontos da evolução da indústria, que da simples venda de produtos e serviços, passou a oferecer, agora, a experiência. Guto também citou conceitos de Modernidade Líquida, tratados por Zygmunt Bauman.

A palestra ainda reforçou a importância das escolhas na realidade dos acadêmicos. “O tempo está passando e as pessoas estão perdendo oportunidades. As escolhas que fazemos atualmente estão distantes da lógica do século 21”, citou Niche. Assim, ele também expôs a necessidade de observar as pessoas, principalmente em um mundo repleto de cultura digital: “O mundo de hoje é o mundo de experiência. E quem faz a experiência são as pessoas”.

Sobre o início do ano letivo, Augusto Niche ressaltou que a qualidade da aula depende também da entrega e maturidade dos estudantes: “A sala de aula é o espaço de experiências significativas de aprendizagem”. Conforme o palestrante, as pessoas que não se conectam com as coisas, ainda não entenderam o papel delas na vida. “Nós somos responsáveis por nossas escolhas. Quando as coisas têm sentido e significado, a gente faz de tudo para que deem certo”, finalizou.

Recepção

A Semana de Recepção aos Calouros continua nesta terça-feira (23), no auditório do prédio 13, para apresentação dos diferentes setores da Universidade.

Dia 24, quarta-feira, haverá Show de Talentos na quadra em frente ao prédio 3, organizado pelo Diretório Central de Estudantes e dia 25, quinta-feira, os calouros terão oficinas ministradas pelos veteranos. A Semana de Recepção aos Calouros encerra dia 26, sexta-feira, com festa promovida pelo DCE.

[wonderplugin_slider id=”36″]