Formação continuada da URI reuniu professores da graduação

23 de fevereiro de 2016

A URI Santo Ângelo deu continuidade, na tarde de segunda-feira, 22, aos Encontros de Formação Continuada os quais são realizados no início do ano letivo.

Na oportunidade, a palestra reuniu os professores da graduação, que ouviram Augusto Niche abordar o papel, a importância e a função do professor inserido na temática “Metodologias Ativas”.

Observando que a sala de aula é a ciência da docência, Niche disse que momentos como aquele são fundamentais a fim de desenvolver a cultura da reflexão.

Entre suas propostas, o palestrante enfatizou que cabe ao professor identificar as necessidades do aluno e fazer permanente ligação com a realidade.

Defendendo que o professor deve ter paixão pelo seu trabalho, “fazendo brilhar os olhos de seus alunos”, o palestrante incentivou-os a levarem seus alunos a retomar a leitura. Não apenas em função do conteúdo específico, mas para desenvolverem capacidades de reflexão, compreensão e crítica. “Sabemos que a maioria dos estudantes da rede privada e comunitária precisam trabalhar. Mas a desculpa de não ter tempo para a leitura é um mito. Tempo é prioridade e deve ser bem administrado”.

“Precisamos cada vez mais desenvolver nossa capacidade inventiva. Por meio da metodologia ativa, professor e aluno são os protagonistas na sala de aula. Ao estudante cabe a responsabilidade de sua função, mas está em nós a função de desenvolver habilidades, competências, espiritualidade e valores para os próximos 50 anos de vida do nosso aluno. O professor não está na sala de aula apenas para ensinar, mas para resgatar projetos de vida. Todos os dias”.palestraniche_professores